PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Município associou-se à rede nacional de bancos de partilha de livros escolares

O Município de Alvaiázere, através da Biblioteca Municipal, associou-se à rede nacional de bancos de partilha de livros escolares do "Movimento pela reutilização dos livros escolares – REUTILIZAR.ORG", criado em 2011 e que conta com mais de 100 locais espalhados pelo país e ilhas.

Antes deste protocolo e desde 2012, no concelho de Alvaiázere já era possível aceder, gratuitamente, ao Banco de Manuais Escolares Municipal. Este banco, sediado na Biblioteca Municipal, continua a ser destinado a todos os cidadãos que necessitem de manuais escolares e que queiram partilhar os seus. Podem continuar a fazê-lo de acordo com o horário de abertura ao público da Biblioteca, das 9:30 às 18h00 de segunda a sexta-feira e durante todo o ano.

Ainda assim, com a associação do Banco Municipal ao Movimento Nacional Reutilizar, nascido da agregação de vários bancos de livros do país, será ainda mais fácil o acesso à partilha solidária de troca de livros escolares.

O princípio é simples. Quem tiver livros em casa que já não vão servir para os estudantes da família, mas que ainda podem ser utilizados por outros, pode deixá-los na Biblioteca Municipal ou, se preferir, na loja dos CTT mais próxima de si (e são 623 lojas em todo o país). Aí eles serão colocados numa das embalagens solidárias dos Correios e enviados, sem qualquer custo, para o banco de livros mais próximo da rede Reutilizar, que os disponibilizará depois nos seus pontos de distribuição. Referir que os bancos de livros Escolares do Movimento Reutilizar, tal como o Banco Municipal, funcionam de forma absolutamente gratuita.

Esta é mais uma iniciativa do Município de Alvaiázere, com vista a facilitar o acesso ao ensino das crianças e jovens do concelho, pois permite uma redução significativa dos custos com a aquisição de manuais escolares.