A Câmara de Alvaiázere vai criar o Conselho Municipal da Juventude com vista a “promover um acompanhamento da política autárquica mais apoiado e participado pelos jovens”.
De acordo com o Regulamento do Conselho Municipal da Juventude, a criação deste órgão “é uma forma de garantir a representação das organizações de Juventude do Concelho de Alvaiázere, ao nível académico, social, partidário, desportivo e recreativo”. Além disso, este órgão “assume-se, também, como um meio mobilizador do envolvimento dos jovens e das associações em todas as atividades que a eles se destinem”.
Com a criação do Conselho Municipal da Juventude de Alvaiázere, é intenção do Município criar “um processo dinâmico, devidamente estruturado, que potencie o diálogo entre a Câmara Municipal, a Assembleia Municipal e o Movimento Associativo Juvenil”. Assim, o Conselho Municipal da Juventude será presidido pelo presidente da Câmara de Alvaiázere e será constituído por um representante de cada Associação Juvenil, um representante do Município de Alvaiázere no Conselho Regional de Juventude, um representante de cada Associação de Estudantes dos estabelecimentos de ensino Básico e Secundário e de Formação Profissional, um representante de cada organização de juventude partidária do concelho com representação nos órgãos do Município de Alvaiázere ou na Assembleia da República e um representante de cada associação jovem e equiparada a associações juvenis.
A Câmara de Alvaiázere considera que após a criação deste órgão “as políticas municipais de juventude serão ainda mais eficazes, correspondendo aos anseios dos seus destinatários”, pelo que “é essencial que se apurem, de forma participada, quais os problemas e aspirações dos próprios jovens, nos quais reside o futuro do País”.