PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

83º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere

31 de Março de 2023

Sessão Solene comemorativa do 83º Aniversário da AHBVA

No passado dia 19 de março deu-se continuidade às comemorações do 83º Aniversário da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Alvaiázere, fundada em 7 de março de 1940.

Presidiu a Mesa de Honra, o presidente da CMA, João Guerreiro, composta por: um representante da Assembleia Geral da AHBVA, Acúrcio Santos; 2º Comandante Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro, Francisco Peraboa em representação do Comandante Nacional de Emergência e de Proteção Civil; Vice presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Marco Martins; Presidente da Federação Distrital de Bombeiros, Rui Rocha; 2º Comandante SUB Regional da Região de Leiria, Ricardo Costa; Presidente da Direção da AHBVA, Joaquim Simões; Presidente do Conselho Fiscal da AHBVA, Rui Oliveira; Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Mário Bruno.

Abriu a sessão, Acúrsio Santos que lembrou o objetivo primeiro desta comemoração no reconhecimento, de “ Fundadores da Associação e do primeiro Corpo de Bombeiros de Alvaiázere, mas também todos os Dirigentes e Comandantes que construíram o seu prestígio e os Alvaiazerenses Beneméritos que apoiaram a Corporação”. Assim como de todos os Bombeiros que voluntária e abnegadamente garantiram a segurança e a proteção das pessoas e dos seus bens e louvamos a vontade e o altruísmo daquelas e daqueles Bombeiros que, hoje e aqui, continuam a prestar essa ajuda e proteção”.

O ano de 2022 foi muito difícil e trabalhoso, recordou Joaquim Simões, devido aos incêndios de julho que provocaram perdas irreparáveis na população das freguesias de Almoster e de Pelmá. Realçou também a crise internacional que agrava a situação financeira de todos nós e da Associação. E salientou, “Associado aos fogos florestais lamentamos o acidente do bombeiro de 1ª. Félix Marques, ainda em recuperação, a quem saúdo e desejo rápidas melhoras. Não refeitos de tudo isto, fomos confrontados com o falecimento do oficial de bombeiro de 2ª., Pedro Gonçalves, após doença prolongada.

E justificou, “Acabamos de assistir à entrega das medalhas de assiduidade a vários elementos do Corpo Ativo, ato simbólico, mas que testemunha a Fidelidade, a Perseverança e a Entrega de todos eles”. E lamentou, “os Bombeiros são o garante da proteção de pessoas e dos seus bens. São os nossos heróis e algumas vezes incompreendidos”.

Fez um agradecimento reconhecido a todos os que trabalham na Associação extensivo às suas famílias, instituições e em especial à Autarquia e Juntas de freguesia do concelho, pela contribuição sempre pronta na colaboração de ultrapassar as sempre graves dificuldades.

E em tempo de aniversário referiu que é habitual distinguir ou homenagear quem tenha deixado marca na AHBVA, “Neste contexto e por proposta do Sr. Comandante, a Direção aprovou, por unanimidade, em reunião do passado dia 9 de fevereiro a atribuição do nome de “Chefe José Guerreiro”, à sala de formação atualmente designada por sala nº. 1”. E justificou, “O falecido chefe marcou todo o Corpo Ativo da sua época, distinguindose pelas suas qualidades humanas e pedagógicas, que ainda hoje se recordam. O seu exemplo de vida, a sua entrega, o respeito pela farda, que orgulhosamente envergava, são referências para todos nós e uma lição do saber estar em comunidade e na sociedade”.

AHBVA “Catedral do Bem Servir”

No dia sete de março para comemorar o aniversário dos BVA foi celebrada a Santa Missa, pelo Reverendo Padre Celestino Ferreira Brás, que iniciou esta com uma saudação especial, “É com alegria que a Catedral da Fé da Esperança e da Caridade, acolhe a Catedral do Bem Servir, fazer o bem sem olhar a quem, para juntos darmos graças a Deus por mais um aniversário da AHBVA, por todos os vivos e falecidos vamos celebrar esta Eucaristia. A todos os membros do corpo Diretivo, Comando, saúdo, assim como aos Bombeiros e Bombeiras, não esquecendo os mais jovens, os infantes…” E historiou o inicio desta prestimosa Associação, “Por iniciativa de um grupo de alvaiazerenses radicados em Lisboa, Manuel Ribeiro Ferreira, Joaquim Silva Ameixieira, Júlio de José Antunes, José Jorge da Silva, José de Freitas, António Moura e Silva, mas que nunca esqueceram Alvaiázere e as suas gentes, foi criada em sete de março de 1940 a AHBV de Alvaiázere, com o fim de socorrer o próximo e seus lares em caso de calamidade dentro da área do Concelho, ou em qualquer outro lugar para onde fossem requisitados. Anexo ao serviço de incêndio foi ainda criado um serviço de saúde. Para chegar até aqui quantos bombeiros com farda e sem farda se incorporaram na associação e a foram servindo de corpo e alma, fiéis ao objetivo para que foi criada? A todos quantos ao longo de 83 Anos engrandeceram e continuam a dar vida a este projeto humano e voluntário, tão querido como necessário os nossos parabéns e que Deus a todos recompense”.

Após dar os parabéns, justificou o dever de todos sentirmos esta causa como nossa, “Amar o próximo radicado no amor Misericordioso de Deus é um dever de cada Homem e Mulher, mas é-o também de toda a comunidade. Temos que ser bombeiros com os nossos bombeiros, para que a floresta da solidariedade a única que ainda não ardeu, não se queime, porque todos dependemos do amor de todos. Que este momento festivo, Dia de Aniversário, seja um desafio a sempre crescermos nesta verdade. Há mais alegria em dar do que a receber, o bem que fazemos aos outros tem sempre futuro”. Apelou para uma reflexão dos perigos do mundo materialista atual, “É uma pena verificarse que, para muita gente, o projeto do seu futuro ou do futuro dos outros, só tem garantias quando apreciado sob a perspetiva do interesse e do resultado material. Toda a visão economicista da vida, como garantia única de futuro é o caminho mais rápido para empobrecimento das pessoas e das sociedades.

A nossa cultura é dominada por vários ismos perigosos a que devemos estar atentos: Individualismo, egoísmo, subjetivismo, consumismo, ismos que tentam matar em nós o ideal da gratuidade do espírito de serviço da dedicação voluntária a uma causa nobre da generosidade sem limites a favor do próximo. Ismos que não favorecem a compreensão e a prática da parábola do bom Samaritano. Não nos deixem descer da montada e aquecer com o calor do sangue arterial do nosso coração aberto e acariciar com as nossas mãos ternas e delicadas o homem espancado e semimorto caído à beira do caminho.

Acredito que as grandes causas, indispensáveis à construção de uma sociedade mais humana e mais fraterna necessitam sempre de gente que saiba cultivar a gratuidade e o voluntariado como ideal de vida. Isto é, necessitam sempre de Bombeiros voluntários e não de mercenários”.

Reforçou os parabéns, “Parabéns à AHBVA por ainda manter viva e acesa a chama de bem servir, acesa há 83 anos”, concluindo com alguns pensamentos dedicados aos B.V., “Humaniza e Sociedade: Não vivas nesta terra, à maneira de um hóspede ou mesmo como veraneante através da natureza. Vive neste mundo como se fosse a casa do teu Pai. Acredita nas sementes, na terra, no mar, mas sobretudo no homem. Ama as nuvens, a máquina, o livro, mas sobretudo, ama o homem. Sente a tristeza do ramo que seca, mas sobretudo a tristeza do Homem. Que todos os bens terrenos te proporcionem alegria, mas sobretudo que o homem te proporcione alegria”.

E o Reverendo Padre Celestino rematou com uma lição de vida, em tempo de aniversário “Recordar o passado, viver com paixão o presente e abrir-se com confiança ao futuro”.