PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

17ª Semana da Educação assinalada com atividades culturais e desportivas

31 de Março de 2018

Entre os dias 19 e 24 de março, o Município de Alvaiázere dinamizou a 17ª Semana da Educação, uma iniciativa dedicada às crianças e jovens do Concelho, com o objetivo de contribuir para a sua formação integral, através da realização de diversas atividades de caráter lúdico e pedagógico, e também de potenciar a relação entre a escola e a comunidade na qual está inserida.

O Pavilhão Desportivo foi uma vez mais o palco escolhido para a sessão de abertura, presidida pela vereadora Sílvia Lopes, responsável pelo pelouro da educação, na qual marcaram presença o professor José Peres, diretor do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, José João, em representação do CEARTE e ainda Miguel Carvalho, em representação da ETP Sicó. Perante centenas de colegas, um grupo de alunos, coordenado pelos professores de educação física, apresentou performances de ginástica, que culminaram com um desfile que se transformou numa mostra de estátuas vivas.

Este primeiro dia prosseguiu com um espetáculo de marionetas, intitulado “Eu Quero a Lua”, trazido pelo grupo Partículas Elementares, e com duas sessões “À Conversa com…” na Casa Municipal da Cultura: “Quem tem medo do bicho matematicão”, com Helena de Jesus Pereira, destinada aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e “A Senhora Clap e o Mundo nas Palmas das Mãos”, para os jovens do 2º CEB, com Marta Duque Vaz e o ilustrador Alexandre Esgaio.

O teatro esteve em destaque no segundo dia, com três representações feitas pelo Projeto Faunas – Teatro Portátil (uma da peça “A Padaria” e duas da peça “A Fiandeira”, que transportaram os mais pequenos para um imaginário coletivo) tendo ainda havido lugar para uma Prova de Atletismo para os alunos do 1º Ciclo e para a atividade “Leitura dos 8 aos 80”, dedicada aos alunos da Universidade Senior de Alvaiázere e da turma 7º A, que se realizou na Biblioteca Escolar.

No dia 21 de março, dia em que se assinalou o Dia Mundial da Poesia, o programa contemplou duas sessões do Concurso de Declamação de Poesia e à noite, na Biblioteca Municipal, uma Tertúlia que contou com a presença do poeta João Rasteiro e de vários autores do norte do distrito de Leiria, numa sessão que foi aberta à comunidade em geral.

No quarto dia da Semana da Educação, o período da manhã foi dedicado à iniciativa EcoPoemas 2018, promovido pelo Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e destinado aos alunos do 2º CEB. Já no período da tarde, o Município de Alvaiázere promoveu um espetáculo dedicado à palavra, à música e à expressão corporal: “APOCALIPSE – Fernando Pessoa e Ofélia”, protagonizado pelo grupo Tal Canal, que foi um momento de cultura de inegável valor para a formação pessoal e profissional para todos os alunos que tiveram a oportunidade de assistir.

À conversa com Alfredo Leite – Projeto Mundo Brilhante, teve duas sessões na sexta-feira, dia 23 de março: a primeira sobre Inteligência Emocional, para os alunos do 3º CEB, no período da manhã, e a segunda no período da tarde, dirigida aos alunos do 10º ano, que se debruçou sobre a temática do Pensamento Criativo e dos Truques Científicos. Também no período da tarde houve um Torneio de Futebol de 7, disputado no Estádio Municipal pelos alunos do 3º Ciclo.

Como é já habitual, esta semana intensa e enriquecedora culminou com o XIII Sarau Cultural “A palavra em movimento”, que teve lugar na noite de 24 de março na Casa Municipal da Cultura e foi marcado por momentos inesquecíveis de música, dança e teatro.