Receção à Comunidade Educativa pela CMA
No passado dia dez de setembro a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere rumaram à Casa Municipal da Cultura, para iniciarem as atividades deste dia, que foram organizadas pela Câmara Municipal de Alvaiázere.
Feita a receção e as boas vindas, com a entrega de uma agenda brinde a todos os participantes usou da palavra a Vereadora, Ana Faria, salientando, que dado o acréscimo de responsabilidades das Autarquias Locais em matéria de educação, o Município de Alvaiázere tem assumido especial relevância na promoção do acesso à educação ao assegurar a continuidade e o reforço do apoio socioeducativo à população escolar, em que a intervenção do município visa fundamentalmente combater a exclusão social, o abandono escolar precoce e também promover a igualdade de oportunidades de acesso e sucessos escolares às crianças e jovens do concelho.
Após esta intervenção, todos os professores e alguns setores do pessoal não docente tiveram a oportunidade de usufruírem de uma ação de formação, “Palestra Ainda Mais Brilhante”, pelo Diplomado em Psicologia, Alfredo Leite, que de forma bem humorada e divertida lançou questões pertinentes e numa partilha de opiniões deixou algumas sugestões para fomentarmos a qualidade de vida numa perspetiva das aprendizagens serem de forma mais ativa e envolvente preparando os alunos para um mundo em constante mudança. Insistiu na tónica em que a educação tem de ser sempre um ato de amor, pelo que é preciso fomentar uma aprendizagem personificada, num ambiente de confiança emocional e de felicidade, onde não falte a “resiliência, empatia, comunicação assertiva e motivação”. O palestrante arrebatou a atenção de todos pela explicação fluida e motivadora dos conteúdos apresentados.
Após esta intervenção foi realizada uma visita ao concelho, programada pelo professor, João Caetano e em que as explicações dos locais visitados foram feitas pela diretora do Museu Municipal, Paula Cassiano. A visita incluiu uma passagem pelo centro da vila, serra, olho do tordo e ainda pelas freguesias de Alvaiázere.
O almoço oferecido também pela Câmara Municipal foi servido em forma de piquenique, num esmerado serviço das “Marias” de Silvia Maria Reigoto de Maçãs de Caminho, no espaço exterior do Centro Escolar de Maçãs de D. Maria.
No final da tarde foram visitadas as exposições no Museu Municipal de Alvaiázere guiadas também pela Diretora do Museu. O dia foi encerrado no mesmo espaço, mas no exterior, com a partilha de um lanche também servido pelo mesmo serviço do almoço, possibilitando um alegre convívio de todos os participantes.
“O Melhor Ano Letivo” 2024 – 2025
No Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, no passado dia dois de setembro decorreu a abertura oficial do ano letivo com a habitual reunião geral de professores na Casa Municipal da Cultura. A abertura desta foi feita pela diretora do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, Graça Grácio, que após ter dado as boas-vindas a todos os professores do ano letivo 2024/2025, facultou-lhes um conjunto de informações sobre a dinâmica, organização e funcionamento do Agrupamento, desejando a todos o melhor ano letivo.
Num ambiente acolhedor e de descontração foi feita a apresentação por cada professor presente e no final não faltou a partilha de ideias, o matar das saudades dos colegas mais antigos e de um melhor conhecimento dos que chegaram pela primeira vez à escola, em maior quantidade, do que o habitual, já que a mobilidade docente, este ano letivo foi maior.
Os alunos, pais e encarregados de educação foram recebidos no Agrupamento nos dias 12 e 13 de setembro.
As atividades letivas arrancaram para os alunos, do ensino básico, 1º,2º e 3º ciclos e ensino secundário no dia 13 de setembro e para os alunos do pré-escolar no dia 16 de setembro.
Nas três Escolas do Agrupamento, Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira e Escolas Básicas de Alvaiázere e de Maçãs de D. Maria os alunos foram recebidos no início das atividades letivas, pelo colorido de balões e música. Numa mensagem de boas vindas, de motivação, alegria e empenho para este novo ano letivo de 2024-2025, onde se pretende criar aprendizagem com crescimento e formação integral dos alunos, conforme apelo feito pela diretora do Agrupamento na reunião geral de professores.