O novo ano letivo começa em Alvaiázere com sinais de crescimento. No total, estão inscritos 558 alunos, distribuídos por cinco grupos do pré-escolar, oito turmas do 1.º ciclo, cinco do 2.º ciclo, sete do 3.º ciclo e cinco do secundário.
Segundo a diretora do Agrupamento de Escolas, Graça Grácio, “tem-se vindo a notar um ligeiro aumento da população escolar, fruto de algumas transferências, mas sobretudo pela vinda de migrantes”.
A diversidade cultural é hoje uma das marcas da escola. Só no último ano letivo, estavam matriculados 79 alunos estrangeiros, de 19 nacionalidades diferentes, de Angola ao Brasil, passando pela China, Índia, Ucrânia ou Venezuela. “O maior número de alunos migrantes tem nacionalidade brasileira, ao que se segue a Grã-Bretanha”, adianta a diretora.
OBRAS MARCAM O ARRANQUE DO ANO
Apesar do crescimento da comunidade escolar, este será um ano particularmente exigente devido às obras de requalificação em curso na escola sede.
Em 2024/2025 a comunidade já sentiu os primeiros impactos, mas este ano os desafios serão maiores. O bloco administrativo foi demolido e os serviços estão agora instalados provisoriamente no bloco C. Por isso, este ano, as obras exigem maior “colaboração, compreensão e esforço” de todos”. “O maior desafio, no ano passado, foi com a gestão das salas, [mas] a partir de setembro, será com as salas, com todos os espaços (e com a falta dele) e com todos os serviços”, explica Graça Grácio.
A diretora garante que a gestão tem sido articulada com o empreiteiro e com a Câmara Municipal de Alvaiázere, procurando conciliar o avanço das obras com o normal funcionamento das atividades. Ainda assim, deixa um aviso: “tenho consciência de que não vai ser fácil, mas com boa vontade tudo se fará”. Para isso, é fundamental “a compreensão de todos, sem exceção: alunos, pais e encarregados de educação, docentes e não docentes”.
MUDANÇAS NO CORPO DOCENTE E NOVOS PROJETOS
O arranque do ano letivo traz também alterações significativas no corpo docente. “Será novamente marcado por uma significativa mudança no corpo docente, tendo em conta os pedidos de mobilidade e o número de professores que estavam sob o vínculo de contratação anual”, refere a responsável.
Apesar da renovação das equipas, a aposta em projetos educativos mantém-se. Para além da continuidade das iniciativas em curso, vai arrancar a implementação do Apoio Tutorial Específico (ATE), um programa destinado a um leque mais alargado de alunos e com regras de funcionamento muito rigorosas. É uma medida que se “equaciona como uma mais-valia para o desempenho dos nossos alunos”, sublinha Graça Grácio.
O Agrupamento continuará também envolvido em projetos locais, nacionais e internacionais, como o Erasmus+, ligados ao bem-estar, cidadania, cultura, ambiente e sustentabilidade.
SUCESSO EDUCATIVO E APRENDIZAGENS SÃO PRIORIDADES
Apesar dos constrangimentos, a diretora garante que o foco não se perde. “As nossas prioridades centrar-se-ão no reforço da qualidade das aprendizagens, na promoção do sucesso educativo e na valorização do bem-estar de toda a comunidade escolar”.
Um dos objetivos é assegurar “um clima educativo positivo, inclusivo e seguro, onde cada aluno se sinta respeitado, valorizado e motivado”. A escola pretende ainda dar continuidade ao trabalho na área da saúde mental e emocional, reforçando a articulação com famílias e entidades locais, como a Câmara, juntas de freguesia, ULS e associações.
Para Graça Grácio, o Agrupamento deve ser “uma Escola para todos, que proporciona muito mais do que o conhecimento das disciplinas, e onde os desafios se transformam em oportunidades de melhoria”.
“O [nosso] grande objetivo e ambição é que as condições de conforto, segurança, funcionalidade e modernização do espaço físico permitam e evidenciem os objetivos pedagógicos que defendemos: uma escola aberta, envolvente, parceira, inclusiva e de oportunidades para a aquisição de competências que sejam ferramentas para os nossos alunos se prepararem para um futuro cada vez mais exigente e desafiante”, conclui.