PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

AlvaEduca – Semana da Educação promove a formação integral da comunidade educativa

O Município de Alvaiázere, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e o polo de Alvaiázere da ETP Sicó dinamizou entre os dias quatro e nove de abril a AlvaEduca – Semana da Educação, envolvendo toda a comunidade escolar, desde as creches ao ensino secundário.

No dia quatro de abril a cerimónia de abertura realizou-se no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere pela vereadora, Ana Faria, que cumprimentou toda a comunidade educativa presente, desejando-lhe a melhor Semana da Educação. Considerou a Educação como uma prioridade para o executivo camarário, onde se insere a AlvaEduca. “As atividades programadas foram orientadas com uma preocupação pedagógica que visa a sensibilização da população escolar para questões do seu interesse, desenvolvendo hábitos de convívio entre os jovens. Consideramos assim que estaremos a contribuir para a formação integral dos nossos jovens, dotando-os dos conhecimentos e valores necessários para se assumirem enquanto cidadãos conscientes e ativos”.

Esta cerimónia de abertura contou com a colaboração dos professores de Educação Física, que apresentaram duas danças tradicionais, “Regadinho” e “Sariquité”, realizadas pelos alunos do 2º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere. Ao longo da semana foram desenvolvidas várias atividades desportivas promovidas pelo Município de Alvaiázere, nomeadamente, torneio de basquetebol 3×3 para os alunos do 3º ciclo e torneio de badminton para os alunos do secundário.

Para terminar a Semana da Educação estava prevista a realização de um Peddy paper para toda a comunidade educativa que, infelizmente, não se pode realizar devido às condições atmosféricas.

Além das atividades desportivas foram dinamizadas por outras estruturas das escolas diversas atividades educativas e culturais, como o teatro, o cinema e as artes, pela pintura de azulejos dinamizada pela CEARTE no mercado municipal.

O evento visou a sensibilização da população escolar para a igualdade de género, tendo esta temática sido desenvolvida pela apresentação de estátuas ao vivo por alunos do Clube de História da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira no espaço do mercado municipal na sua feira semanal.

Saidatoca apresenta “As cigarras septendecim e tredecim”

O teatro não faltou na programação da Semana da Educação. Assim, o Saidatoca – Clube de Teatro do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere apresentou o espetáculo “As cigarras septendecim e tredecim”, com texto de Afonso Cruz, tendo realizado duas sessões, uma no dia sete de abril para o público escolar e outra no dia oito para a comunidade em geral.

Este espetáculo foi preparado pelo grupo de alunos do Ensino Secundário do Clube de Teatro e resulta da sua participação no projeto “Panos-palcos novos palavras novas”, dinamizado pelo Teatro Nacional D. Maria II. Este projeto visa cruzar o teatro escolar e juvenil com as novas dramaturgias e, nesse sentido, são encomendadas, anualmente, peças originais a escritores reconhecidos, com o objetivo de serem representadas por adolescentes.

O dinamizador desta atividade, professor, João Caetano, dado o agrado do público e o interesse manifestado pelos que não puderam estar presentes nas sessões já realizadas, prometeu que este espetáculo voltará a ser apresentado em data a anunciar brevemente.

Sessões de Cinema para todos os níveis de escolaridade

Durante a Semana da Educação, e no âmbito da participação do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere no Plano Nacional de Cinema, foram realizadas, na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere, quatro sessões de cinema para o público escolar dos diversos níveis de escolaridade.

As crianças do Ensino Pré-escolar puderam assistir a vários filmes curtos do programa Cinanima Júnior e os alunos dos 1.º e 2.º CEB deliciaram-se com a longa-metragem de animação “A minha vida de Courgette”, de Claude Barras. Para os alunos mais velhos, a escolha recaiu no filme “Uma turma difícil”, de Marie-Castille Mention-Schaar.

Todos os filmes contribuíram para a formação integral dos alunos, motivando ou concretizando conteúdos dados em diversas disciplinas.