Perto de dois mil alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário, representantes de 38 escolas do distrito de Leiria, participaram no Campeonato de Corta Mato Escolar Distrital, que se realizou na manhã do passado dia 21 de fevereiro, na vila de Alvaiázere, numa pista improvisada localizada junto ao Estádio Municipal.
O Corta-Mato registou uma elevada participação de escolas e foi uma excelente jornada de promoção do atletismo, de hábitos saudáveis e da prática desportiva. A final distrital de corta mato escolar foi coorganizada pela Coordenação Local do Desporto Escolar de Leiria e pelo Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, com o apoio da Câmara Municipal de Alvaiázere, da Guarda Nacional Republicana de Alvaiázere, da Proteção Civil, dos serviços de saúde e dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere.
De acordo com o coordenador do Desporto Escolar de Leiria, Justino Oliveira, a escolha de Alvaiázere para acolher pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Distrital de Corta Mato Escolar deveu-se “ao interesse por parte dos professores para organizarem o corta mato, bem como à disponibilidade de várias entidades locais”. Apesar de haver interesse por parte de vários concelhos para a realização do evento, foi selecionado o concelho alvaiazerense, uma vez que, “o ano passado, o presidente da Câmara de Alvaiázere disponibilizou-se para voltar a realizar o Corta Mato e
eu comprometi-me com o presidente da Câmara a realizá-lo em Alvaiázere”. Além disso, “logicamente que, se o espaço é o mesmo e a escola já tem uma experiência adquirida, torna-se mais fácil a organização do Corta Mato”. “Portanto, este ano foi só tentar melhorar aquilo que não estava tão bem o ano passado”.
Relativamente ao espaço escolhido para a realização do Corta Mato, Justino Oliveira considera que “o espaço em si é óptimo, só é pena o tempo que não nos tenha ajudado nada, contudo as condições do terreno estão melhor que no ano passado”.
“Os atletas que estão aqui são os melhores das suas escolas e do distrito”, salientou o coordenador do Desporto Escolar de Leiria, adiantando que todos os alunos que participaram no Corta Mato Distrital em Alvaiázere já participaram no Corta Mato das respetivas escolas, tendo ficado dos primeiros lugares.
Segundo o coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere, Jorge Paulo Fernandes, o concelho de Alvaiázere esteve representado no Campeonato Distrital de Corta Mato Escolar com 48 atletas, distribuídos pelos cinco escalões. Estes alunos foram apurados para a fase distrital, na prova de Corta Mato Escolar que contou com a participação de 339 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere e da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó – Polo de Alvaiázere, que se realizou na manhã do dia 27 de novembro.
Mas o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere não esteve representado apenas com os atletas que participaram nas provas. Além de perto de meia centena de atletas que representaram o concelho no Corta Mato Distrital, ainda participaram mais 48 alunos do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere neste evento, que ajudaram na organização. Assim, 29 alunos colaboraram no apoio técnico da prova e outros 19, pertencentes aos Amigos do Ambiente, estiveram responsáveis por “manter o recinto da prova limpo e sensibilizar os presentes para as questões ambientais”.
Ao longo de dez provas, perto de dois mil alunos do distrito de Leiria, distribuídos pelos escalões de infantis, iniciados, juvenis e juniores, percorreram entre mil e 3500 metros em corta mato numa pista improvisada localizada junto ao Estádio Municipal de Alvaiázere. Os primeiros classificados desta prova ficaram diretamente apurados para o Campeonato Nacional de Corta Mato Escolar, que este ano se vai realizar em Portalegre, no dia 15 de março. Posteriormente, os alunos que ficarem melhor classificados no Campeonato Nacional de Corta Mato Escolar ficarão apurados para representar Portugal no Campeonato Mundial, que este ano se realiza em Israel.