A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere viu reforçada a sua capacidade de resposta aos incêndios florestais com a entrega de um novo veículo florestal de combate e vários equipamentos de proteção individual. Os meios foram entregues no passado dia 5 de agosto, no âmbito de um investimento de 1,7 milhões de euros da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), durante uma cerimónia que teve lugar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Leiria.
Além de Alvaiázere, o reforço foi distribuído por outras corporações da região, num esforço conjunto para aumentar a eficácia no combate a incêndios rurais e garantir melhores condições de segurança aos operacionais. A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, e de diversos autarcas, incluindo o vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Flávio Craveiro.
No total, foram entregues seis veículos florestais, 500 equipamentos de proteção individual e um sistema de comunicações por satélite, com o objetivo de modernizar o dispositivo intermunicipal de Proteção Civil. Em
Alvaiázere, a chegada deste novo veículo e dos equipamentos de proteção representa um passo importante para garantir maior segurança e capacidade de atuação aos bombeiros, sobretudo numa época em que o risco de incêndio atinge o seu pico.
Este investimento integra uma estratégia mais vasta da CIMRL, que prevê aplicar cerca de cinco milhões de euros até 2027 na modernização dos meios operacionais, melhoria das comunicações e valorização do trabalho das corporações.
A entrega destes meios marca o início do processo de reforço e modernização do parque de veículos e equipamentos de suporte às operações de prevenção e combate a incêndios rurais em todos os dez municípios da região, onde um diagnóstico feito pelos serviços municipais de proteção civil revelou “uma forte necessidade de renovação, havendo, em alguns casos, viaturas com mais de 20 anos de utilização”.
“Este reforço de meios é parte integrante de uma estratégia regional para a proteção civil, com enfoque na modernização de equipamentos, melhoria das comunicações operacionais e proteção dos profissionais que diariamente asseguram a resposta em situações de emergência”, refere a CIMRL em comunicado.
A entrega teve também um caráter simbólico: sublinhar o papel fundamental dos bombeiros na defesa das populações, do território e do património natural. A CIMRL relembra ainda o trágico incêndio de 17 de junho de 2017, que vitimou 66 pessoas nos concelhos vizinhos de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera, como um dos marcos que reforça a importância de investir na prevenção e na resposta.
Num concelho como Alvaiázere, onde grande parte do território é composto por área florestal, este reforço chega numa altura crucial. Mais do que novos meios, trata-se de garantir que quem está na linha da frente tem as condições necessárias para proteger vidas, bens e a natureza.
APOIO QUE VEM DA COMUNIDADE
Também a população do concelho continua a mostrar que está ao lado dos bombeiros. Os fundos angariados na Feira de Artesanato e Velharias das Maçãs de D. Maria, no valor de 557,55 euros, foram recentemente transferidos para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. A organização da feira agradeceu publicamente “a todos pelo apoio, donativos, tempo e esforço”, reforçando que cada contributo conta para ajudar quem está sempre pronto a proteger a comunidade.