PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Associação da Casa do Povo assinou protocolo para construção de novo Lar para apoio à deficiência

31 de Maio de 2015

No passado dia 29 de abril teve lugar, no edifício dos Paços do Concelho, a assinatura de um protocolo de financiamento entre o Instituto da Segurança Social, I.P. e a Associação da Casa do Povo de Alvaiázere, para a construção de um Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial para apoio à deficiência, no âmbito do PIDDAC - Solidariedade, Emprego e Segurança Social. Este protocolo é um dos dois a nível nacional que serão assinados neste âmbito, sendo que o investimento total previsto é de cerca de 1,3 milhões de euros, dos quais 80% (cerca de 1 milhão de euros), serão financiados.

Sandra Simões, presidente da Associação, afirmou que, após ser feito um diagnóstico social da região, concluiu-se que havia uma lacuna nesta área e, nesse sentido, o novo Lar irá dar resposta a essa necessidade, acrescentando ainda que "o projeto de arquitetura está feito, faltam agora os projetos de especialidade e esperamos iniciar a obra até ao final do ano ou no primeiro mês de 2016". A presidente recordou ainda que, neste momento, os cidadãos portadores de deficiência mental têm de deslocar-se aos municípios limítrofes, sobretudo Penela (distrito de Coimbra) e Ourém (distrito de Santarém). Em termos de capacidade, o Lar Residencial irá acolher 24 utentes, enquanto que o Centro de Atividades Ocupacionais poderá receber 30. Para além disso, o investimento irá criar 30 novos postos de trabalho.

A nova infraestrutura será construída junto ao novo Centro de Saúde, num terreno que foi cedido de forma gratuita pelo Município de Alvaiázere, em 2008. Foi aliás, a autarquia, que lançou o desafio à Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e fez "todos os esforços possíveis para apoiar a sua concretização", por isso o momento revestiu-se de extrema importância para todos os intervenientes.