Numa organização do Jornal “O Alvaiazerense” e do Grupo de Amigos de Casais do Vento realizou- -se, no passado dia 23 de novembro, o XXIII Grande prémio/ XXI Légua de Marcha Atlética de Alvaiázere “Memorial António Gonçalves”, no Estádio Municipal de Alvaiázere.
No final da prova atletas, treinadores, dirigentes, juízes, familiares, organizadores e demais convidados partilharam o tradicional lanche convívio. A Diretora do Jornal, Teodora Cardo, agradeceu aos participantes e a todos quantos colaboraram para a concretização desta Marcha Atlética de Alvaiázere, salientado o Mecenas principal desta, Acácio Peralta, que permite a atribuição dos prémios monetários, tendo recebido uma ruidosa salva de palmas. E num gesto de agradecimento foram oferecidas flores à sua esposa, pela Diretora do Jornal, que continuou, recordando o saudoso atleta e treinador, António Gonçalves, parceiro da organização desta prova com o Jornal desde a primeira edição, tendo enaltecido o profícuo trabalho desenvolvido por este em prol da marcha atlética e lançou um repto ao atual presidente da Direção, Nuno Alves, para dinamizar mais esta modalidade desportiva, fazendo assim uma homenagem ao mentor desta, nos Casais do Vento.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Flávio Craveiro, agradeceu aos organizadores da prova e seus colaboradores, revelando a disponibilidade da CMA para apoiar sempre este tipo de iniciativas desportivas, que também dão a conhecer Alvaiázere. Congratulou-se pelo grande número de atletas presentes, agradecendo o esforço destes, assim como aos seus clubes, treinadores e familiares.
Seguiu-se a entrega dos prémios monetários “Acácio Peralta”, pelo próprio Mecenas, aos três primeiros classificados Masculinos e Femininos, Absolutos (5Km) e ao coletivo geral até ao quinto classificado.
De salientar que as vitórias nas principais provas de 5.000 metros foram conquistadas por atletas Olímpicos, João Vieira, do Sporting Clube Portugal e Vitória Oliveira, do Sport Lisboa Benfica.
As segunda e terceira posições absolutas foram para atletas jovens, o sub-20, Eduardo Camarate, da Juventude Vidigalense, e o sub-18 Leandro Silva, do SL Benfica. Até à quinta posição entraram atletas veteranos (M40-49), Manuel Marques, do A.C.D. Jardins da Serra, e o espanhol Víctor Castro, do Clube Desportivo da Póvoa.
Nos femininos, Vitória Oliveira foi seguida por atletas sub-23, Bruna Marques, colega da equipa do SL Benfica e Margarida Sá, agora a representar o Sporting CP. Os quarto e quinto lugares da geral foram para Vera Santos, do SC Braga, a primeira veterana 40-49 e a Isa Ferreira, da J. Vidigalense, a vencedora sub-18. Participaram 25 atletas.
De salientar a prestação da Escola de Atletismo Moita Tejo, que para além dos pódios individuais conquistou o 1º lugar coletivo com 192 pontos, ficando à frente do Olivais Futebol Clube (Coimbra), com 100 pontos, e do Sporting Clube de Portugal, com 52 pontos.
Inscreveram-se 118 atletas de 21 clubes, mas efetivamente participaram 87 atletas de 18 clubes dos distritos de Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga, Santarém, Lisboa, Setúbal e Madeira.