Nos dias 18 e 19 de outubro, Alvaiázere será o centro das atenções da modalidade desportiva de Disc Golf em Portugal, ao acolher o Campeonato Nacional de Disc Golf 2025, no Valle d’Encanto Disc Golf Course, na Marzugueira – Alvaiázere.
A prova é organizada pela Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos do Disco, (APUDD) em colaboração com a Câmara Municipal de Alvaiázere, sendo reconhecida pela Professional Disc Golf Association (PDGA).
Sofia Pereira, Coordenadora Nacional de Disc Golf e outros desportos de disco da APUDD, destaca que “Este campeonato é um marco importante para o Disc Golf em Portugal, não só porque valoriza os atletas Portugueses e residentes em Portugal num campeonato competitivo em território nacional, mas também porque permite dar a conhecer a modalidade a novas pessoas e consolidar a sua prática no país”.
O Disc Golf é um desporto que começa a afirmar-se em Portugal como emergente, combinando a prática ao ar livre com a crescente procura por modalidades acessíveis e sustentáveis.
Recentemente, têm surgido novos campos de Disc Golf em diferentes regiões do país, sinalizando um investimento contínuo na expansão e democratização da modalidade. Esta tendência reflete não só o crescente interesse de praticantes nacionais e estrangeiros, como também o importante papel das autarquias. Entre estas, destaca-se o Município de Alvaiázere, pelo investimento na criação de um campo na zona desportiva da vila, direcionado a iniciantes e concebido também para atrair ao centro da vila os jogadores de nível internacional que se deslocam ao Valle d’Encanto Disc Golf Course. Simultaneamente, evidencia-se a aposta na promoção do desporto e do território como espaço de referência para a prática desta modalidade.
VALLE D’ENCANTO REFLETE EXCELÊNCIA E AMBIÇÃO INTERNACIONAL
O Valle d’Encanto Disc Golf Course, localizado na Marzugueira em Alvaiázere, é considerado um dos melhores campos do país para a prática da modalidade, pela sua diversidade de percursos e pelo enquadramento natural.
A organização acredita que este campeonato será mais um passo para colocar Alvaiázere no circuito internacional desta modalidade. “Temos todas as condições para receber grandes provas e estamos a trabalhar para que o Valle d’Encanto passe a integrar, futuramente, o circuito dos campeonatos internacionais de Disc Golf. Este é um desporto que valoriza a natureza e o território, e Alvaiázere reúne as caraterísticas ideais para isso”, sublinha Amaral Carvalho, promotor do campo.
Este campo de Disc Golf recebe já vários atletas de referência internacional que ali se preparam para provas de renome deste desporto.
PROGRAMA DO EVENTO
O torneio terá duas rondas oficiais de 18 buracos, uma em cada dia.
• Sábado, 18 de outubro: reunião de jogadores às 09h30, início da primeira ronda às 10h30 e provas para os escalões mais jovens durante a tarde.
• Domingo, 19 de outubro: segunda ronda às 10h00, seguida da cerimónia de encerramento e entrega de prémios às 15h00.
Todos os participantes recebem um player pack e têm incluídas as refeições de ambos os dias. As inscrições decorrem até 3 de outubro de 2025, através do formulário online (link oficial).
ENTREVISTA A SOFIA PEREIRA E AMARAL CARVALHO
“O Alvaiazerense” (O Alv.) – Que balanço faz do crescimento do Disc Golf em Portugal nos últimos anos?
Sofia Pereira (SP) – O balanço tem sido muito positivo, evidente no aumento contínuo do número de praticantes, tanto em competições como em contextos lúdicos e de curiosidade, o que demonstra que o Disc Golf está a conquistar cada vez mais pessoas. Também a APUDD tem mantido o esforço e motivação em divulgar a modalidade junto de autarquias, escolas e promotores locais.
Realço também o continuo crescimento de campos durante 2025 em Portugal com o lançamento de um campo na Guarda e a aposta do Município de Alvaiázere em querer criar um cluster de DiscGolf na Região ao lançar um campo municipal para iniciantes junto à Escola e zona Desportiva com a realização do Campeonato Nacional.
O Alv. – Porque escolheram o Valle d’Encanto Disc Golf course para receber o campeonato nacional deste ano?
SP – O Valle d’Encanto é sem dúvida uma das melhores infraestruturas de Discgolf em Portugal. Destaca-se pela qualidade técnica do campo, pelo ambiente único que proporciona aos atletas e ao público, e pelo incansável apoio dos responsáveis pelo campo (Amaral Carvalho, Christian Stenevinge, Helena Rosell, etc). Este conjunto de fatores torna o Valle d´Encanto uma referência em termos internacionais na modalidade e é importante para a APUDD que o Campeonato Nacional seja disputado num local que eleve a experiência dos atletas.
O Alv. – O que perspetiva para a modalidade em Portugal?
SP – O futuro do Discgolf em Portugal é muito promissor. Acreditamos que, nos próximos anos, a modalidade vai ganhar ainda mais expressão. O nosso objetivo é tornar o Discgolf acessível a todos, e de todas as faixas etárias, desde praticantes ocasionais a atletas de alto nível, e garantir que Portugal se afirma também no panorama internacional.
O Alv. – O que distingue o Valle d’Encanto de outros campos de Disc Golf em Portugal?
Amaral Carvalho (AC) – O Valle d’Encanto destaca-se pela combinação entre qualidade técnica e envolvência natural. O campo foi desenhado por uma equipa de especialistas (liderada por Christian Stenevinge), de forma a oferecer um desafio equilibrado, com percursos diversificados que testam diferentes habilidades dos jogadores. Aqui, podem estar em contacto com animais, com cursos de água natural, árvores centenárias e praticar um desporto diferenciado com a possibilidade de um apoio logístico ímpar.
O Alv. – Que passos estão a ser dados para que Alvaiázere receba, no futuro, competições internacionais de maior dimensão?
AC – Para podermos elevar ainda mais o nível da nossa infraestrutura é necessário estabelecer várias parcerias, fazer muita pesquisa e networking. Exemplo Tivemos a oportunidade de conversar com Sofia Pereira, Coordenadora Nacional de Disc Golf e outros desportos de disco da APUDD e com Amaral Carvalho, promotor do Valle d’Encanto, para sabermos mais sobre este desporto e a forma como pode impactar e divulgar o nome de Alvaiázere não só pelo país, mas pelo mundo. Teodora Cardo disso, foi a nossa participação no campeonato do mundo, que aconteceu no passado mês de agosto na Finlândia. Temos trabalhado em várias frentes para preparar Alvaiázere para receber eventos internacionais e o apoio das autarquias locais, como o município e junta de freguesia de Alvaiázere, têm sido também fundamentais para que possamos crescer e disponibilizar as melhores condições a quem nos visita. O próprio município está para inaugurar um campo de iniciantes junto da zona desportiva para que os jovens e membros da comunidade possam conhecer e experimentar no centro de Alvaiázere esta prática desportiva.
O nosso objetivo é muito claro. Queremos colocar Portugal, e o Valle d’Encanto, na rota dos melhores campos a nível nacional e internacional, atraindo competições que tragam não só prestígio desportivo, mas também dinamismo económico e social à região.
É nosso objetivo pôr Alvaiázere como uma referência mundial no âmbito do Disc Golf e fazer com que a região de Alvaiázere/Sicó seja um polo central no que a este desporto diz respeito. Nos últimos 10 meses trouxemos a Alvaiázere mais de 200 pessoas de Países/localidades tão distintas como: Austrália, Nova Zelândia, Hawai, Canadá, Islândia, Finlândia, Estónia, Noruega, Suécia, Porto Rico, Espanha, Alemanha, França, … só para praticarem esta modalidade.



