Mantendo a sua forte aposta em preservar as tradições e singularidades que caraterizam o povo alvaiazerense, o Município de Alvaiázere promoveu, na noite de 5 de janeiro, mais uma edição do concurso “Cantares dos Reis”, que este ano teve uma expressiva adesão, com a participação de 250 pessoas.
Desta forma, no período entre as 19h00 e as 21h00, os vários grupos foram recebidos nos Paços do Concelho por Célia Marques, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, e pelo executivo municipal, levando os tradicionais votos de boas-festas.
O júri do concurso foi constituído pelo padre Jacinto Gonçalves, Alexandra Silva e José João Dias, que avaliaram a execução musical, o traje, a música, a originalidade e a apresentação no geral.
Na categoria de grupos mistos, os vencedores foram a Associação de Cultura Alva Canto, em segundo lugar ficou a Associação Casa do Povo de Maçãs de D. Maria e em terceiro lugar o Rancho Folclórico da Freguesia de Pussos.
No que diz respeito à categoria infanto-juvenil, o primeiro prémio foi atribuído ao grupo Pastores (das turmas 9º B e 9º C do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere), o segundo prémio ao grupo Amizade (7º A e 8º A) e o terceiro ao grupo Boas Festas (8º C e 9º A). É ainda de salientar que todos os grupos foram contemplados com um prémio de participação.
Apesar da noite fria que se fez sentir nessa noite e para manter viva esta tradição secular, os grupos fizeram-se ouvir pelas ruas do Concelho desejando a todos votos para que este novo ano de 2017 seja cheio de sucessos e realizações.