Numa iniciativa de há longos anos, a Casa do Concelho de Alvaiázere, recentemente reinaugurada, após ter sido objeto de obras de requalificação, abriu as portas para acolher o primeiro encontro dos almoços das freguesias do concelho de Alvaiázere. Coube a Almoster a honra de ser a primeira, por uma questão de ordenação alfabética, assim, o passado dia 25 foi de festa para os almosterenses, residentes e os que se deslocaram em viagem organizada pela respetiva junta de freguesia.
Com partida de Almoster prevista para as 08h00, cedo se começaram a reunir na sede da junta de freguesia.
Iniciada a viagem com destino ao palácio de Queluz, primeira paragem do organizado programa, esta obra, do séc. XVIII, inicialmente retiro de verão de D. Pedro de Bragança, viria a tornar-se mais tarde residência oficial do príncipe regente João VI.
Terminada a viagem, aproximava-se a hora de almoço, era o momento de tomar como destino a Casa do Concelho, palco do tão aguardado repasto.
Feita a receção pelos respetivos dirigentes, era o momento de se ocuparem os respetivos lugares, cuidadosamente definidos. Num espaço recentemente recuperado, – é notório o cuidado que houve na preservação da sua traça original, era altura de se dar início aos trabalhos, destacando-se desde logo pela qualidade dos produtos apresentados, onde não podiam faltar as tradicionais migas de Chícharo a acompanhar um saboroso lombo no forno.
Saciado o estômago, em verdadeiro ambiente de festa, era o momento de se dar início aos tradicionais discursos da praxe, começando por usar da palavra Sandra Nunes, presidente da Direção.
Agradeceu uma vez mais a presença de todos, à Santa Casa da Misericórdia, às Direções anteriores e atuais órgãos sociais, à Câmara Municipal de Alvaiázere, pelo apoio concedido, – sem esse apoio não teria sido possível concretizar o investimento na execução da recuperação do espaço. Deu nota de algumas atividades relacionadas com o plano de ação, no caso, a vigem interna esse ano a ter lugar ao centro do país, (Alcobaça, Batalha, Porto de Mós, Mealhada, e términus em Alvaiázere), e a externa, com visita a Malta. Por sua vez, as Tasquinhas na Alameda D. Afonso Henriques, este ano a terem lugar entre o dia 16 a 18 de maio.
O presidente da junta de freguesia de Almoster, David Carmo, agradeceu pela receção, manifestou a sua satisfação pelo almoço, destacando a importância da confraternização entre as pessoas, agradecendo em nome do passado, com garantia de continuidade no que depender de si, referindo a união do povo e a vontade em se alcançarem os objetivos traçados, entre eles a ligação entre as duas igrejas com a construção do parque de estacionamento, servindo principalmente os clientes da farmácia e os funcionários da ASCRA, assim como a requalificação do parque desportivo junto da escola, projeto que inclui a cobertura da infraestrutura, que, realçou pela sua dimensão, necessidade e valor, este parcialmente já aprovado.
Em nome da Santa Casa da Misericórdia, Paula Reis expressou o orgulho de estar numa casa que é de Alvaiázere, agradeceu pela paciência da Casa do Concelho pelo tempo em que decorreram as obras, e o facto de sermos todos alvaiazerenses, em dia de casa cheia.
A terminar, João Paulo Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, começou por saudar, na presidente da Casa do Concelho, todos os órgãos sociais, a Santa Casa da Misericórdia pelo arrojo na recuperação do espaço, tornando-o com mais dignidade na receção aos alvaiazerenses.
Quanto à freguesia de Almoster em si, destacou o facto de se ter conseguido que um operador móvel garantisse a cobertura total de rede na freguesia, o papel da junta de freguesia aquando dos incêndios na defesa das pessoas e seus bens ou ainda a recuperação da estrada dos Ariques, entre outro trabalho invisível. Que as obras em curso terão a sua conclusão em breve servindo principalmente a farmácia e a ASCRA, que pela sua importância enquanto instituição, necessita de um estacionamento adequado.
Com a requalificação do campo de jogos, visa-se a potencialização do espaço, o qual será objeto de uma transformação absoluta, obras que envolvem um grande investimento, sendo que para isso foi celebrado um contrato programa com o estado com vista ao financiamento de cerca de um milhão de euros. Justifica o investimento com o facto de Almoster ter sido até agora a freguesia do concelho mais prejudicada neste domínio e a necessidade de a freguesia ter um espaço onde possa realizar os mais diversos eventos que tenha necessidade de levar a cabo. Terminou desejando uma excelente tarde de convívio, com a promessa de apoio por parte da Câmara Municipal aos almosterenses.



