O recinto exterior do santuário dos Covões ficou mais valorizado pela colocação de um painel de azulejos com a imagem da Nossa Senhora da Apresentação, mais conhecida por Nossa Senhora dos Covões.
Segundo alguns, este painel está bem enquadrado e não destoa com a arquitetura do sítio, revelando ainda um interesse crescente por este local emblemático e muito significativo para a população alvaiazerense e da região, que foi palco de grandes romarias no passado. Uma obra que pode ser um bom presságio para regressarem essas romarias.
No dia 28 de agosto, pelas 17 horas foi feita a bênção do Painel pelo Reverendo Padre André Sequeira, que foi antecedida pela reza do terço.
Após este ato solene seguiu-se um lanche partilhado, com iguarias tradicionais, que resultou da colaboração de alguns paroquianos, devotos e de alguns Irmãos da Confraria de Nossa Senhora da Apresentação e do seu Reitor. No final foram oferecidas, as tradicionais merendeiras, benzidas, a todos os presentes.
O Painel foi oferecido por uma Irmã desta Confraria, de forma anónima e a colocação deste também foi uma oferta do benemérito, Eduardo Marques.
O autor, Belmiro Pita, também esteve presente e no final partilhou com o nosso jornal as dificuldades sentidas e a interpretação e o significado da obra realizada, “Todos os painéis que pinto são um desafio. Onde a beleza, movimento o volume são partes importantes na pintura que pretendo colocar nas pinturas, associada ao estilo barroco! Existe sempre alguma dificuldade em colocar na prática a qualidade que pretendo: Painel dos Covões é um de muitos de arte sacra que pintei, o qual contribui para a minha evolução: Sem dúvida, que na parte de ornamentação ficou um excelente trabalho, associado à imagem de Nossa Senhora de Apresentação”.