Em Maçãs de Dona Maria, no fim de semana de 26 a 27 de outubro realizou-se a 4.ª edição da Grande Festa da Maçã, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia, que ano após ano está a conquistar cada vez mais pessoas, que se rendem às delícias apresentadas com a maçã na gastronomia, mas também a diversificadas atividades em torno desta fruta.
No primeiro dia deste evento a nível cultural foram inauguradas duas exposições “O vinil no 25 de Abril” e “Pintores da Freguesia”, patentes ao público durante todo o tempo deste certame e a Associação de Defesa do Património Al-Baiäz promoveu uma visita ao património local, muito apreciada por todos os que participaram nesta.
O dia foi ainda animado pela dinamização de jogos tradicionais, a subida ao pau de cebo e o concurso de cavadores, que atraíram um grande número de população.
Ainda neste dia, 26 de outubro, foi realizado um colóquio sobre estratégias de fertilização para a agricultura local, particularmente, com mais enfoque para as macieiras, mas também envolvendo o estudo sobre os olivais e vinhas da região. Esta sessão teve como dinamizadores especialistas nesta temática, Célia Mateus e André Oliveira, da ADP Fertilizantes, que com precisão esclareceram e informaram os agricultores da freguesia e região, para um melhor aproveitamento e rentabilização das culturas visadas.
Na noite deste primeiro dia não faltou boa música com a atuação da Orquestra Ligeira da Filarmónica Alvaiazerense Santa Cecília e o Grupo Musical Império, que animou a noite até de madrugada.
No dia 27 de outubro os festejos tiveram início logo pela manhã com o passeio de pasteleiras, bicicletas antigas, e o já tradicional “Trail da Maçã”, uma caminhada de 10 km e uma prova competitiva de 14 km, que ano após ano, tem vindo a registar um número crescente de participantes, pelo tipo de trilhos e ainda pela sua beleza.
Durante a tarde do último dia e com o objetivo de incentivar a criação de pratos e doces com a fruta celebrada, a maçã, foi dinamizado um concurso de entradas, sobremesas e bolos, para a população da freguesia, que participou com a confeção muito diversificada e bem-apresentada destas iguarias.
Ainda no âmbito da gastronomia aconteceu outra atividade também muito apreciada, a prova de vinhos da freguesia.
Para animar a tarde marcaram presença: os ranchos folclóricos da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria e o Recreativo de Vilarinho, Mondim de Bastos; do Grupo “São 7, mas eu n’bebo” e o de Luís Simões.
Durante todo o evento foram servidas refeições sob a responsabilidade das Associações da Freguesia: Associação Social Cultural, Recreativa e Desportiva de Maçãs de Dona Maria, ACREDEM, e do Grupo Motard 5 Vilas, que além de confecionarem diversos pratos onde a maçã impera, apresentaram os da gastronomia local, onde não faltou o apetitoso leitão assado à moda de Maçãs de Dona Maria. A população que visitou e participou neste evento teve ainda à sua disposição mais de duas dezenas de expositores de produtos locais endógenos e de artesanato.
Grande parceiro destes festejos é a Câmara Municipal de Alvaiázere com o seu apoio financeiro, conforme referido pelo presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Laranjeira Craveiro, que deixou um agradecimento ao Município, pela grande ajuda neste evento, assim como a todas os envolvidos, que ajudaram incondicionalmente para que a “Grande Festa da Maçã” seja uma realidade e um marco identitário da Freguesia.