PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho visita ACREDEM

No âmbito da acção e agenda “Governo Mais Próximo”, com cerca de meia centena de iniciativas em todos os concelhos do distrito de Leiria, o Governo percorreu nos dias 20 e 21 de Setembro de 2023 todo o território leiriense, “sentindo o pulso à dinâmica social e empresarial”, privilegiando os contactos com os representantes locais, e que culminou com uma reunião do Conselho de Ministros em Leiria.

No concelho de Alvaiázere, em visita oficial à Creche da Associação ACREDEM, em Maçãs de D. Maria, esteve presente no dia 20 de setembro, pelas 10:30 horas, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhada pelo Director do Centro Distrital de Leiria da Segurança Social, João Paulo Pedrosa.

A direcção da ACREDEM, liderada pelo seu Presidente, Henrique Rosa, manifestou a honra pela presença da Minista, agradecendo também a presença de todos os convidados oficiais, entre os quais o Presitente da Câmara Municipal de Alvaiázere e todos os Vereadores do executivo.

Henrique Rosa, relembrando que a obra Creche da ACREDEM nasceu com apoio do antigo programa PARES 1, realçou a importância da medida do governo que permitiu agora o aumento de capacidadde de lugares, de 33 para 44. Concretizou e salientou a importância de aumento de 11 lugares não só pela procura advinda da medida governamental da gratuitidade, em benefício da sociedade, como também, em particular para a instituição na via da estabilidade e sustentabilidade financeira da valência.

De trato fácil, simples e afável, Ana Mendes Godinho, referenciou igualmente a honra em estar ali presente, enfatizando a importância da medida legislativa “Portaria 190-A/2023 de 5 de julho”, que, visa “aumentar a capacidade desta resposta social, promovendo a simplificação de procedimentos para instalação e ampliação das creches existentes, bem como a reconversão de espaços previamente destinados à infância que possam ser utilizados para este fim, garantindo simultaneamente a manutenção das exigências de qualidade e segurança”. Mais explicou, salientando a desburocratização do processo, que o Governo prevê, com estes “mecanismos especiais” (“poder abrir mais dois lugares em cada sala, desde que as salas tenham área suficiente por criança que garanta a qualidade da resposta”), um “potencial de aumento de capacidade imediato que poderá ser de seis mil lugares já em 2023”.

Apresentações feitas, em cerimónia de descerramento de placa comemorativa, Ana Mendes Godinho mais reforçou a sua satisfação e orgulho pelo elogio da medida “Portaria 190-A/2023” cuja referência ficou gravada naquela placa, confessando, “não esquecerei”.

Seguiu-se a visita às instalações, em auscultação e diálogo permanente com vários interlocutores e por entre a decoração suspensa de corações à vista, e depois em especial com a Ministra em interacção com os principais beneficiários, as crianças, que se encontravam na dinâmica das suas várias actividades diárias, surpreendidas com o burburinho e imagem de tanta gente por ali, todavia correspondendo também na alegria do momento com muitos sorrisos.