PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

No 84ºaniversário dos BVA homenagem ao Rev. Padre Celestino

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere (AHBVA), fundada a 7 de março de 1940, comemorou o seu 84º aniversário no dia 17 de março. Do programa de comemorações, cumpriu-se o tradicional toque matinal da sirene e hastear da bandeira com guarda de honra e, depois do desfile apeado e da Fanfarra pelas ruas da vida, também a recordação e homenagem aos bombeiros e diretores falecidos que decorreu junto ao monumento “Vida por Vida”.

Já no quartel, onde foram recebidas as entidades oficiais convidadas, teve lugar a inauguração do Salão Nobre, sendo aqui prestada uma homenagem ao dirigente e cidadão, Reverendo Padre Celestino Ferreira Brás, reconhecido por todos como uma das pessoas mais importantes da vida daquela associação. Em coincidência, foi descerrada a placa alusiva que teve a bênção pelo próprio.

Colmatada esta ausência e por todos desejado, dignificando agora o quartel, no denominado Salão Nobre “Padre Celestino Ferreira Brás” decorreu a sessão solene. Na mesa de honra, para além dos representantes dos órgãos sociais da AHBVA e comandante do Corpo Ativo, marcaram presença o presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere e representantes do Comando Sub-regional de Leiria da ANEPC, da Liga dos Bombeiros Portugueses e da Federação dos Bombeiros do Distrito de Leiria.

Por entre os discursos das várias entidades, teve lugar também a tradicional entrega das condecorações a bombeiros, por anos de serviço (medalhas de assiduidade) e/ou por outros reconhecimentos, merecedora de fortes e calorosas ovações.

Das intervenções, salienta-se a do presidente da Direção da AHBVA, Joaquim Simões, que agradeceu “a todos quantos pensaram, criaram, desenvolveram e mantiveram esta nobre e distinta Associação que, por ser humanitária e sem fins lucrativos, se move por sentimentos altruístas, humanitários e de solidariedade”. Relatando as principais áreas de atuação, assinalou “a preciosa ajuda do Município” e “o contributo dado pela população do Concelho”, e ainda, este ano, um agradecimento a uma empresa, “Centro de Inspeções de Humberto Fernandes Alves pelos relevantes apoios, anualmente concedidos a esta Associação, apoios esses que remontam à data da sua constituição, atribuindo-lhe a medalha de agradecimento da Liga dos Bombeiros Portugueses”.

Dos agradecimentos, para além dos convidados e entidades presentes, não esquecendo a geminada Associação de Almada, Joaquim Simões terminou com um pensamento de Madre Teresa de Calcutá, “As mãos que ajudam, são mais sagradas, do que os lábios que rezam “, sendo também alvo de uma homenagem pelos serviços prestados.

À sessão solene seguiu-se a cerimónia da bênção de uma nova viatura (ambulância de transporte de doentes não urgentes), denominada “População do concelho de Alvaiázere”, e o almoço-convívio para bombeiros e convidados que decorreu no salão de festas em salutar ambiente de confraternização, finalizando com o tradicional cantar de parabéns e a partilha do bolo de aniversário.