PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Novo padre apresentado em quatro paróquias do Concelho

O dia 11 de outubro assinalou a tomada de posse do Padre André Sequeira como novo pároco, sucedendo assim ao Padre Celestino Ferreira Brás, que serviu a comunidade alvaiazerense durante mais de cinco décadas.

Neste dia, o Padre André Sequeira concelebrou a sua primeira missa em três das paróquias pelas quais será responsável, nomeadamente em Maçãs de Caminho (9h00), Maçãs de D. Maria (11h00) e Alvaiázere (15h30). Na paróquia de Almoster, a missa foi celebrada no dia 18 de outubro pelas 16h30.

Em Alvaiázere, a missa foi presidida pelo Reverendo Padre Pedro Miranda, Vigário Geral da Diocese de Coimbra, tendo também contado com a presença do Diácono Pedro Simões, do Padre Celestino Ferreira Brás, do Padre Jacinto Gonçalves (paróquia de Pelmá) e do Padre Fernando Carvalho (paróquia de Santiago da Guarda), bem como de centenas de pessoas que encheram a Igreja Matriz de Alvaiázere.

No final da celebração, a comunidade dirigiu-se ao Centro Paroquial, já acompanhada pelo Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que deu a bênção ao lanche que foi partilhado por todos, com muita alegria.

O Padre André Sequeira mostrou-se muito emocionado com a forma como foi recebido pela população alvaiazerense: "fui recebido com muita expectativa, o que é normal sendo um padre novo em idade e na região, as pessoas esperam muito de nós. Fui muito bem acolhido por todos os alvaiazerenses, com muita alegria".

O Padre André Sequeira tem 34 anos, é natural da Pocariça (Cantanhede), onde frequentou a escola até ao sexto ano; depois foi para Fátima, onde entrou na congregação dos Padres Paulistas, frequentando o ensino geral até ao 12º ano. Após ter concluído duas disciplinas em Lisboa, ingressou no Curso de Teologia na Universidade Católica, na qual estudou durante dois anos, tendo seguido posteriormente para Roma, onde fez o noviciado na Casa Provincial dos Padres Paulistas, em Itália. De regresso aos estudos de Teologia, concluiu a tese de mestrado no Instituto Superior de Estudos Teológicos de Coimbra, subordinada ao tema "O anúncio messiânico na primeira carta aos Coríntios".

Desde cedo que o Padre André Sequeira sentiu o chamamento de Deus e da fé cristã, sendo que aos sete anos de idade já era acólito e ajudava o Padre Manuel António Marques na realização da pastoral. Em declarações ao Alvaiazerense, o novo pároco afirmou que foi o Padre da sua paróquia que o inspirou, pois "quando olhava para ele, sentia que era um homem assim que eu queria ser", acrescentando: "ele não me via como seminarista, viu-me sempre como um colega dele". O Padre André Sequeira começou por ser estagiário nas paróquias de Santiago da Guarda, Alvorge, Lagarteira, Degracias, Torre de Vale de Todos e na capelania de Sabugueiro, tendo exercido funções como Vigário Paroquial, responsável pelos jovens, coros, acólitos, Alpha Jovem, colaborador do jornal a Luz, introdução às leituras dominicais na Rádio Vida Nova e responsável espiritual pelo grupo de voluntariado Date+.

Ordenado Padre no dia 29 de junho de 2014, foi este ano nomeado pelo Bispo da Diocese de Coimbra, D. Virgílio Antunes, para exercer em Alvaiázere, onde sublinhou estar ciente de que vai "encontrar uma realidade diferente daquela que tinha em Santiago da Guarda". Por isso mesmo, embora tenha algumas ideias e projetos em mente, considerou demasiado precoce avançar com as mesmas, sendo o seu objetivo primordial neste momento "avançar devagar, começar a conhecer as pessoas e deixar que elas me conheçam a mim", frisou.

Cláudia Martins