PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Património histórico em Maçãs de D. Maria foi distinguido com inauguração de painéis informativos

A vila de Maçãs de D. Maria, na continuação das atividades comemorativas dos 500 anos do foral manuelino, teve como iniciativa a inauguração de dez painéis informativos sobre o património construído na vila, no dia 25 de outubro.

Os festejos tiveram início no auditório da Junta de Freguesia, onde se seguiu uma pequena cerimónia de agradecimento aos patrocinadores dos painéis. Os mais interessados em proteger e dar a conhecer o património local são os habitantes da vila, daí serem as diversas famílias de Maçãs de D. Maria a contribuir para os painéis.

Neste mesmo local, a população teve oportunidade de assistir a um concerto de música renascentista protagonizado por um grupo de música antiga e um quarteto de metais, ambos da Sociedade Filarmónica Avelarense, que tiveram a disponibilidade de comparecer e enriquecer o evento com alegria e animação.

Depois da cerimónia e dos concertos, foi o momento de visitar os locais onde foram inaugurados os painéis informativos. A visita teve como início o Solar da família Pimentel Teixeira, patrocinado pela família de Arlindo Sousa, presidente da Junta de Freguesia de Maçãs de D.Maria. O segundo painel a ser visitado foi na Fonte do Pereiro; de seguida, inaugurou-se a "Casa da Câmara" do antigo concelho de Maçãs de D. Maria; o Pelourinho foi o monumento da paragem seguinte e depois a visita foi até à Escola das Primeiras Letras e a Rua principal da Vila, sendo de referir que todos estes quatro painéis tiveram o patrocínio da família de Fernanda Gameiro. O ponto de paragem seguinte foi a Praça e Escola Feminina, painel favorecido pela família de Élio Marques Simões. O Cruzeiro Filipino foi outro monumento a ser reconhecido por um painel patrocinado pela Ourivesaria Cruzeiro. A Igreja Paroquial, mesmo ao lado, foi outro ponto de paragem, para a inauguração do painel informativo, sendo Maria da Natividade Branco e a sua família a contribuir para o mesmo.

Também o Adro foi valorizado com um painel patrocinado pelas filhas de José Maria da Silva e por último, mas não menos importante, no Cemitério Antigo foi colocado um painel, sendo novamente as filhas de José Maria da Silva a contribuir para tal construção.

A visita teve a ajuda de um tradutor de Português para Inglês, visto que na vila estavam muitos estrangeiros que têm uma paixão pelo património local e o valorizam. Os painéis informativos estão escritos em três línguas: Português, Inglês e Francês, para os estrangeiros terem a oportunidade de conhecer a história da vila.

O evento teve a presença do presidente da Junta de Freguesia de Maçãs de D. Maria, Arlindo Sousa, da vice-presidente do Município de Alvaiázere, Sílvia Lopes e ainda Carlos Craveiro, como orador.

A iniciativa foi aplaudida por todos, sendo que constituiu uma forma de dar a conhecer as marcas de um passado longínquo e de sensibilizar para a importância da preservação do património histórico.

Mónica Teixeira