PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Produção de framboesas em estufa está em processo de expansão

Na freguesia de Pussos S. Pedro

Sónia Batista, uma jovem empresária natural de Troviscal, concelho de Alvaiázere, é responsável por um projeto de plantação de framboesas em estufa há cerca de três anos, que se localiza no lugar de Venda dos Olivais, na freguesia de Pussos S. Pedro.

Este projeto surgiu depois de a sua mentora ter trabalhado nesta área durante algum tempo e ter ganho gosto pela modalidade, tendo a certa altura decidido criar o seu próprio negócio.

Sónia Batista viu o seu empreendimento aprovado no ano de 2013, sendo que, de um total de 150 mil euros de valor de investimento, 60% foi financiado. Depois de submetida a candidatura a fundos comunitários, o projeto de financiamento demorou cerca de seis meses até ser aprovado.

A produção de framboesas em estufa possui diversas fases, que são específicas para cultivo num local protegido e fechado. A primeira fase do projeto foi a plantação, seguiu-se uma poda e por último as framboesas foram atadas. A primeira campanha foi colhida em abril, sendo que este fruto “dorme” durante o inverno, tendo ainda sido feita uma colheita antes deste. A produção destina-se sobretudo a ser exportada para França.

No que diz respeito ao volume de negócios, a jovem empresária afirmou que este projeto está a evoluir bastante com o tempo, apesar de ainda ser recente, e o ano de 2016 ter corrido ainda melhor.

Em declarações ao Jornal “O Alvaiazerense”, Sónia Batista definiu como objetivos futuros “continuar com o negócio, exportar para outros locais, visto que o mesmo está a correr bem e quem sabe mudar o local de produção das framboesas”.

Mónica Teixeira