Promovida pelo Município de Alvaiázere entre os dias 16 e 20 de maio, a Semana da Idade Maior é uma iniciativa que se realiza anualmente e que pretende combater a situação de isolamento da população sénior do Concelho.
Nesse sentido, foi preparado todo um conjunto de experiências enriquecedoras para a população idosa e que lhe permita ter uma melhor e maior qualidade de vida.
Logo no primeiro dia realizou-se um passeio pedestre junto ao Pavilhão Gimnodesportivo e vários jogos tradicionais, que contaram com a presença não só dos seniores, como também de várias crianças, num contacto intergeracional gerador de uma partilha de saberes e ideias, salientando a importância da prática de exercício físico em qualquer faixa etária.
Rio Maior foi o destino do passeio anual com os idosos do concelho de Alvaiázere, que este ano contou com a participação de 500 seniores. O primeiro ponto de paragem foi o Mosteiro da Batalha, local onde se realizou uma missa celebrada pelo Padre André Sequeira e cocelebrada pelo Padre Jacinto Gonçalves e, de seguida, os participantes rumaram às salinas, onde lhes foi proporcionada uma visita guiada.
A saúde esteve em destaque no terceiro dia (18 de maio) e, desta forma, foi realizado um rastreio de saúde que incluiu a avaliação da tensão arterial e da glicemia e uma sessão de aconselhamento sobre cuidados de alimentação, tendo o Município contado com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, do CLDS 3G (Casa do Povo de Alvaiázere) e do osteopata Ulrich Cassiano. No final do dia, a Casa Municipal da Cultura foi o palco de um seminário subordinado à temática “Pensar a morte… como ficam os que ficam”, dirigido a todos os que lidam com a população sénior, nomeadamente aos dirigentes e colaboradores de Instituições e à população em geral. Nesta ação, coorganizada pelo Município e pelo CLDS 3G, a professora Ana Paula de Almeida Vieira Monteiro, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, falou da morte como uma realidade inevitável, sobretudo para quem trabalha nas Instituições, explicando qual a melhor forma de lidar com a mesma e com as transformações que ela traz para a vida de cada um.
Com o intuito de mostrar os seus talentos, no dia 19 de maio os seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social prepararam e apresentaram uma interessante tarde cultural marcada pela alegria, criatividade e boa disposição de todos os envolvidos.
O encerramento do cartaz de atividades da Semana da Idade Maior realizou-se na tarde do dia 20 de maio, no Salão da Associação GOFOA (Grupo Orientador de Festas e Obras de Avanteira), na freguesia de Pelmá, que recebeu mais de uma centena de seniores para participar no tradicional chá dançante e no lanche partilhado.
Esta Semana da Idade Maior, que incluiu atividades culturais, lúdicas, desportivas e de convívio, contribuiu para a melhoria das condições de vida da população sénior do Concelho, permitindo também aumentar a sua autoestima e o sentimento de pertença e de integração na comunidade na qual estão inseridos.