Durante uma semana a população sénior do concelho de Alvaiázere pôde desfrutar de um conjunto variado de atividades desportivas, culturais, visitas e muita animação. Entre os dias 20 e 24 de maio, o Município de Alvaiázere voltou a organizar a Semana da Idade Maior, uma semana inteiramente dedicada aos idosos do concelho.
A Semana da Idade Maior é uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal de Alvaiázere, com a colaboração das Juntas de Freguesia, do Centro de Saúde, das IPSS’s e das Instituições privadas do concelho. Ao longo de uma semana, o município promoveu um conjunto diversificado de atividades dedicado exclusivamente aos seniores do concelho, “cujo objetivo é a promoção de hábitos de vida saudável e potenciar a autoestima desta população que muito tem para oferecer e ensinar às restantes gerações”.
A Semana da Idade Maior iniciou-se, no dia 20 de maio, com uma visita a Fátima. Cerca de quatro centenas de seniores participaram nesta visita, ficando a conhecer o Museu Milagre de Fátima, o Museu da Vida de Cristo e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde assistiram a uma missa por intenção dos alvaiazerenses. O almoço foi servido no restaurante D. Nuno, sedeado em Minde.
O segundo dia foi de reflexão. Dirigentes, técnicos, funcionários e auxiliares das Instituições, assim como a comunidade em geral, juntaram-se na Casa Municipal da Cultura de Alvaiázere para assistir a um seminário subordinado ao tema “Complexos e reflexos da doença de Parkinson”. Esta iniciativa foi amplamente participada e constituiu um excelente momento de reflexão sobre uma temática do maior interesse.
O dia 22 de maio foi dedicado ao Desporto Sénior, como forma de demonstrar a importância do exercício físico na promoção da saúde também dos mais velhos. Os participantes desenvolveram várias atividades no Pavilhão Desportivo, na Mata do Carrascal e no Estádio Municipal de Alvaiázere.
Na tarde de quinta-feira, a população sénior mostrou os seus conhecimentos no “Concurso de Saberes e Destrezas”. Quatro equipas, em representação de Instituições do concelho de Alvaiázere, apoiadas por claques sempre bem dispostas, mostraram os seus conhecimentos sobre História e Geografia de Portugal, usos e costumes dos povos, entre muitas outras temáticas. Num ambiente de convívio e boa disposição, cada equipa partilhou a sua sabedoria e experiência adquirida ao longo da vida.
À semelhança de outros anos, a Semana da Idade Maior terminou com o chá dançante, que este ano se realizou no Centro Cultural, Recreativo e Social da Freguesia de Pussos. Ao som da música tradicional portuguesa, os idosos puderam conviver uns com os outros, numa atividade cujo valor das entradas reverteu para a Comissão de Proteção a Crianças e Jovens.