No dia um de dezembro entrou em funcionamento a nova Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere. Trata-se de uma unidade de cuidados continuados na tipologia de longa duração e manutenção, que dispõe de vinte e uma camas de internamento.
Segundo apuramos, ao longo deste primeiro mês de funcionamento e até à data de fecho desta edição, recebeu já quinze utentes, oito dos quais residentes no concelho de Alvaiázere.
De acordo com a Mesa Administrativa da SCMA, a "UCCI possui uma equipa técnica jovem, altamente qualificada, muito dinâmica e extremamente dedicada, que representa uma aposta na qualidade dos cuidados a prestar aos utentes, mas representa também uma valorização dos recursos humanos do concelho e um contributo para a fixação de jovens que aqui estão a iniciar ou a reorientar o seu percurso profissional.
Em matéria de recursos humanos, expressam ainda que "a enorme dedicação que toda esta equipa (a equipa de todos os colaboradores da SCMA) tem revelado e a forma competente e responsável como se entregaram a este desafiante projeto é a garantia de que as dificuldades serão superadas e, sobretudo, de que os cuidados a prestar conjugarão saber e afeto".
Ainda segundo a Mesa Administrativa, "Abrir uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados num concelho envelhecido como o nosso, é desde logo, um passo muito importante no contributo que pode representar para melhorar a qualidade de vida e o apoio a prestar aos utentes.
E sobre o timing de abertura afirmam, "Abrir esta unidade na quadra natalícia que vivemos, reveste-se de um enorme simbolismo porque o verdadeiro desafio será conseguir que a alegria, o espírito de união e de partilha que caracterizam esta época possam iluminar todos os dias dos nossos utentes."
Modernização do logótipo da Santa Casa da Misericórdia
Na sequência do concurso de modernização do logótipo da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere, foi atribuído o primeiro prémio a Ivan Lins dos Santos Andrade, de 29 anos, residente em Albergaria-dos-Doze.
Em anexo reproduz-se o trabalho premiado, onde segundo o autor, as cores dos quadrados procuram traduzir o trabalho da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere. O Azul, a calma, confiança e lealdade; o Vermelho, da compaixão. O termo também é aplicado com frequência para determinar um vivido interesse ou admiração por um ideal, causa ou actividade. O Verde, bem-estar, confiança, honestidade, equilíbrio e harmonia; o Amarelo, conforto e optimismo, disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. Finalmente o Branco, simboliza a eficiência e organização.
Assim de acordo com o vencedor, obteve um logótipo moderno que simboliza a missão e valores da Santa Casa da Misericórdia de Alvaiázere.