PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

rui_oliveira

Alvansião ou Ansialva?

Alvaiázere foi muito badalada com a implementação do mapa judiciário. Isto porque 14 funcionários se deslocam diariamente de Leiria para o nosso tribunal, onde durante uma ano irá funcionar provisoriamente uma Secção Comercial do tribunal judicial de Leiria. A imagem que fica é de que somos interior… e somos! O tribunal já não é. Isto é, vai deixar de ser. As escolas têm vindo a fechar. As delegações de Saúde nas freguesias deixaram de funcionar. Os CTT passaram a fazer a distribuição para Alvaiázere, em Ansião. Compreende-se na óptica do privado e na optimização de recursos. O concelho de Ansião tem uma população de 13.100 habitantes, o de Alvaiázere pouco mais de metade, 7300. Ansião nos últimos 10 anos e 20 anos (tendo como referência os censos de 2011, 2001 e 1991) perdeu respectivamente 591 e 901 habitantes. Alvaiázere nos mesmos períodos temporais perdeu sensivelmente o dobro, ou seja, 1151 e 2019 habitantes. Se analisarmos em termos percentuais, concluímos que Alvaiázere perdeu mais de 1/5 da sua população, mais precisamente 21,7%, pois possuía 9306 (censos de 1991) e actualmente possui 7287 habitantes (censos de 2011). Na próxima vez que formos socorridos pelo FMI, não escapamos à redução de municípios. Nessa altura seremos ainda menos. A tendência vai manter-se. Não temos "âncoras"! Não há milagres e os turistas passam e tiram fotos, mas não ficam.

Claro que para não haver "sangue", teremos câmaras e câmaras de proximidade! E aos novos concelhos, tal como aconteceu com as freguesias, vai-se tentar que não caiam os nomes. A nossa ligação mais lógica será com Ansião. Este como é mais rico e populoso irá anexar-nos. Mas designar o concelho como "de Ansião e Alvaiázere", não soa bem, pelo que propomos uma aglutinação dos nomes e apresentamos duas propostas. Seremos anexados pelos vizinhos, mas uma certeza haverá: vamos ser o jardim de Alvansião. Ou será que Ansialva, soa melhor?!!!

NOTA DA DIREÇÃO: No próximo dia 12 de Outubro irá realizar-se o Cortejo de Oferendas, promovido pelos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. Este cortejo realiza-se apenas de quatro em quatro anos e é de extrema importância para aquela Associação Humanitária, mobilizando a população de todo o Concelho. Sempre que se realiza, tem sido solicitada a sua divulgação pelo "O Alvaiazerense". Este ano esperámos até ao fecho do jornal e nenhuma colaboração foi requerida. Pelo contrário, optámos por pedir autorização para ajudar na sua divulgação. Um contributo modesto, mas ainda assim empenhado, de primeira página gratuitamente, apelando simbolicamente que se contribua para uma causa nobre, que tem por lema "Vida por Vida", nunca esquecendo o quanto é importante garantir que as instituições perdurem no tempo.