PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Desafiar as dificuldades

Editorial

Mergulhada em pensamentos e reflexões do mundo que nos rodeia cheio de problemáticas e marcado por uma crise, que alastra para todos os setores da vida, mas de forma mais vincada e incontornável o da guerra, assim como das alterações climáticas, que neste verão estamos a sentir de forma já profunda.

É gratificante ao terminar mais esta edição do jornal do mês de julho e nos seus conteúdos constatar a força na aposta de projetos criativos de resistência às dificuldades e com planeamentos de mudança num diálogo de partilha e comunhão, desafiando as convenções.

E assim deambulamos pelas festas de aniversário reveladas nesta edição. A da Casa do Concelho de Alvaiázere, CCA, em espaço renovado, que se tornou num magnífico património, que irá proporcionar a fruição de novas experiências, únicas e surpreendentes. Em tempos de aniversário, recordou-se o percurso institucional, resgatando memórias dos que construíram a CCA.

Por seu turno na festa de aniversário da ACREDEM inseriu-se o torneio de Futsal e ouvimos os treinadores das equipas desta modalidade, que com coragem não baixam os braços e lutam com garra no seu dia a dia para darem formação aos seus jovens, tanto a nível desportivo, como para a sua formação integral. É empolgante como apostam em projetos e desafiam as próprias dificuldades, impondo estes como urgentes e para concretizar.

Duas instituições fizeram a sua despedida antes de partirem para férias a Associação Alva Canto, que tanto faz pelo diálogo coral e musical, ultrapassando fronteiras e formando também os nossos jovens nesta vertente essencial à vida.

Também o Agrupamento de Escolas de Alvaiázere fez a sua festa de encerramento de atividades letivas, envolvendo toda a comunidade escolar que ao longo do ano ensina e educa toda as crianças e jovens do concelho e tantas vezes incompreendida pela sociedade, que não reconhece este bem precioso o da educação. E neste sentido foi muito gratificante o nosso jornal dar a conhecer as classificações de mérito alcançadas pelos nossos alunos nos exames a nível nacional, onde se cruza talento com muito trabalho. Assim como a atribuição de Menção Honrosa em Concurso Internacional a nível das artes a dois alunos do Agrupamento.

Nesta perspetiva de contribuições para engrandecer o ser humano é de enaltecer também o projeto da CMA da exibição mensal de bom cinema, que muito contribuirá também para a transformação social e cultural da população alvaiazerense.