PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Esperança

EDITORIAL

Saber “feriar” é muito necessário para todos. E invoco o saber de um velho amigo que costumava dizer:” quem não sabe descansar não sabe trabalhar”. E tinha razão!

No entanto nos tempos de hoje, será que conseguimos, em férias, descansar plenamente? Da minha parte e naturalmente também da maioria dos cidadãos, tal é impossível, quando somos invadidos constantemente com a perturbação e a desolação dos violentos fogos que assolam, mais uma vez, o nosso país, tornando-o em “terra queimada”, com vítimas mortais, infelizmente, dos que lutavam contra as chamas e deixando, mais uma vez, pessoas sem lar, provocando um rasto de uma infinita tristeza, que urge ter atuações concretas pelo governo e em especial de prevenção. Assim, como pelos horrores da guerra, como foi o recente ataque contra civis e pessoal da delegação da União Europeia na Ucrânia em Kiev, por parte dos mortíferos misseis e drones russos, deixando também feridos, arrancados dos escombros, e espalhando a destruição e o caos.

Guerras, por todo o mundo, injustas e intoleráveis, transgredindo os direitos humanos, onde as inocentes crianças são as mais sacrificadas.

Guerras intermináveis exigindo mais ação, persistência e determinação, de quem de direito, de encontrar caminhos para conseguirmos vislumbrar a paz.

Como diz o ditado, “a esperança é a última a morrer”, e com esta esperança, partimos para as rotinas da maior parte do ano, obrigações domésticas, trabalho e estudo.

É a melhor época para começarmos a pensar numa melhor organização dessas rotinas, sabemos que é impossível tudo ser prefeito e controlar tudo, mas os imprevistos serão mais colmatados, se escolhermos o melhor tempo e fazermos bem feitas as nossas tarefas, permitindo deixar algum tempo livre.

O regresso às aulas provoca alguma ansiedade nas crianças, que pode ser dissipada, pelo estabelecimento de regras logo de início, que as ajude a ultrapassar possíveis perturbações e a serem mais disciplinadas ao longo do ano letivo.

É também tempo para procurarmos ter uma vida mais saudável, a nível alimentar, exercício físico e cuidados médicos, que nos ajude a ter uma vida mais equilibrada ao longo do ano, já que a saúde é fundamental para que os nossos sonhos se concretizem.

E com esta esperança, desejo um bom regresso à diáspora alvaiazerense, e o melhor ano possível, com rotinas disciplinadas e muita saúde, assim como a todos os leitores, assinantes, anunciantes e colaboradores do nosso Jornal.