PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Vencer Desafios

Num mundo cada vez a exigir mais humanidade, solidariedade e partilha é gratificante constatarmos que no nosso concelho são comemoradas datas importantes com reflexões sobre os objetivos da criação das mesmas, como, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É relevante que todas as atividades realizadas neste âmbito e mencionadas nesta edição, envolvem alunos desde o pré-escolar ao secundário, o que é vital para as nossas sociedades, já que a educação é sem dúvida um dos pilares mais fundamentais destas.

E embora, muito maltratada pela sociedade é na escola que as crianças e jovens encontram muitas vezes o carinho e a compreensão para os seus diversos problemas. É também a escola que proporciona competências, a todos os níveis, para os alunos de hoje serem no futuro profissionais eficientes conseguindo vencer os enormes desafios, que os esperam e que ainda são desconhecidos, como por exemplo, as novas profissões do amanhã.

E é este futuro desconhecido, que está constantemente a desafiar todos os profissionais envolvidos no sistema educativo, na procura de formação para o seu melhor desempenho na difícil tarefa de educar para a formação de uma sociedade inclusiva e integra.

Urge a sociedade e os seus governantes olhar de forma mais justa e de reconhecimento para todos os que trabalham em prole da educação e com dificuldades a resolver, cada vez maiores, exigidas pela mediação constante entre alunos oriundos de diferentes contextos culturais, sociais e até históricos. Na verdade, é a escola que faz a ponte entre as famílias deslocadas, transgeracionais e o mundo, fomentando diálogos para o encontro de espaços de continuidade das diferentes culturas e denunciando injustiças sociais, económicas, políticas e culturais que infelizmente dominam o mundo e o impacto destas na sociedade.

Precisamos de encontrar soluções para as assimetrias na sociedade, pelo que também foi extremamente gratificante dar a conhecer a história de vida da jovem alvaiazerense, Luzia Batista, e a contribuição da Associação Sara Carreira, para a concretização dos seus sonhos.

E nesta renovação de vida, que simboliza o Natal, desejo a todos o melhor, possível, 2023.