PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

teodora_cardo

Voluntariado

Editorial

Depois de um longo interregno a família do nosso jornal voltou a encontra-se, neste mês de janeiro, partilhando um almoço com iguarias tradicionais e ideias.

Foi destacado neste encontro o serviço de voluntariado, que todos os colaboradores prestam de forma desinteressada, incluindo toda a direção do jornal, numa missão exigente mensal e que não contempla atrasos.

Um voluntariado que exige: aprender a trabalhar em equipa, para um produto final coerente; afinar comportamentos, para lidar com todos os colaboradores do jornal; corrigir as próprias ações e as dos outros para aprender com os êxitos e lapsos; exprimir opiniões e respeitar a apreciação dos outros; confrontar o assunto e não a pessoa; experienciar novos desafios; desenvolver resiliência, para ultrapassar e recuperar contrariedades; transformar os contratempos em oportunidades de aperfeiçoamento e renovação e demonstrar compromisso e entrega.

E para todos os que se dedicam ao Voluntariado no nosso concelho, nas mais diversas instituições e associações, sejam elas de cariz social, cultural, educativo, judicial, desportivo, ambiental e de saúde, fica a nossa solidariedade pela importância da sua ação na resolução ou em colmatar, em parte, problemas diversificados da sociedade civil, que estão continuamente a emergir.

Num contexto de incertezas sobre o futuro da Europa e do Mundo torna-se cada vez mais urgente discutir o que devemos realizar no campo do voluntariado, para nos colocar num horizonte de progresso, sendo muitas vezes necessário utilizar o poder da imaginação para moldar o futuro e orientar a nossa ação no alargamento das fronteiras do realizável. Assim, elaborar um jornal é um caminho aberto, por vezes tortuoso, mas sempre em construção e com uma meta a atingir, para uma sociedade mais coesa e mais solidária.

Desejo que a maré de incertezas que nos invade não nos impossibilite de avançarmos com esperança num futuro melhor para o nosso jornal, em 2023, refletindo e problematizando sobre os conteúdos a inserir neste, no respeito pelos nossos assinantes, anunciantes e leitores, não só da nossa região, mas também os espalhados pelo país e pelo mundo.

Contamos com todos. Obrigada.