Este ano de 2024 novamente, após um interregno, a FAFIPA reintroduziu os expositores com pecuária, assim como as marchas voltaram a desfilar e a atuar no parque multiusos, porém num modelo inovador, em que o palco só foi utilizado para a música e cantares das marchas, sendo a sua atuação no espaço que antecede o palco o que valorizou estas. O dia de abertura da FAFIPA foi o dia 12 de junho com a atuação das marchas das freguesias do concelho e também da marcha da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere, fomentando a inclusão e que tocou o coração de todos.
Este ano o Município reforçou o apoio para as marchas, tendo atribuído 25 mil euros a cada freguesia o que possibilitou uma noite de S. António cheia de brilho, cor e fantasia, onde todas as freguesias honraram da melhor forma a sua participação.
E, mais uma vez, a FAFIPA fez a promoção de Alvaiázere com os habituais passeios de tratores e de cavalos, cicloturismo, o trail noturno Luzecu, safaris turísticos pela serra de Alvaiázere, garraiada, espetáculos musicais, com destaque para a magnifica atuação conjunta da Quinta do Bill com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, que este ano apresentou cinco novos músicos, Rui Simões, Luís Silva, Afonso Rodrigues, Marta Lemos e Leandro Silva.
As tasquinhas, dinamizadas pelas associações do concelho, que revelam o melhor da nossa gastronomia, são sempre uma grande atração na FAFIPA, o mercado de produtos endógenos e a mostra de atividades empresariais a nível agrícola, florestal, pecuária, industrial e de artesanato. Este ano o nosso jornal evidência o expositor da CEARTE, que revela inovação e criatividade ao nível da tecelagem e confeção, realizadas artesanalmente.
No Dia do Concelho, Ministra da Saúde promete colocar médicos em falta em Alvaiázere até ao final do ano
No passado dia 13 de junho integrado no programa da FAFIPA, Alvaiázere celebrou o Dia do Concelho, com sessão comemorativa, na Casa Municipal da Cultura presidida pelo presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro e tendo como convidada especial a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Após a formalização da inauguração do espaço da sétima arte, com o descerramento de uma placa no Auditório Fernando Lopes, pela Ministra da Saúde, tomou da palavra o presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere, Carlos Graça, que nos falou da saúde como o bem mais precioso do ser humano, historiando o passado e o presente relativamente às questões na área da saúde no concelho, salientando a exigência de atualização permanente do pessoal ligado à saúde e a necessidade de eficácia na sua gestão e de encontrar soluções.
Por sua vez o presidente da CMA, João Paulo Guerreiro, historiou o percurso da FAFIPA nestes 42 anos, sublinhando a importância deste evento na união de todos os alvaiazerenses nas suas diversas áreas. E em complemento do referido pelo orador que o antecedeu, evidenciou a relevância de investimentos contínuos e apoio governamental para superar esses desafios. Aproveitou a presença de um membro do governo para lhe lançar alguns reptos, na colaboração de um melhor serviço de saúde no concelho, com a colocação dos médicos necessários e na intercessão da candidatura da remodelação da sede do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere.
Em resposta a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assegurou que, “palavra dada é palavra honrada” pelo que prometeu a resolução da falta de médicos no concelho até ao final deste ano, 2024, esclarecendo que se não conseguir os três ou quatro médicos necessários, na fase de concurso, prosseguirá um modelo em parceria com o sector social para solucionar a falta de médicos de família, como previsto no plano de emergência para a saúde, aprovado recentemente, em reunião do Conselho de Ministros.
E para tranquilizar todos, afirmou que o Governo, “nunca desistirá do Serviço Nacional de Saúde nunca desistiremos de transformar e investir no SNS”.
Lançou ainda um desafio de serem criados planos municipais de saúde pelos autarcas, que espelhem as dificuldades de cada Município e depois se possam conjugar todos para a elaboração de um plano nacional de saúde.
No final da sessão solene do Dia do Concelho, no âmbito do projeto, “Sicó Outdoor Center” foi apresentado o plano de Acão para a certificação de destino sustentável.
Ainda neste dia foi realizado o festival de Ranchos Folclóricos e foi celebrada a Santa Missa, pelo Reverendo Padre André Sequeira, na bonita capelinha de Santo António, para não quebrar a tradição, com a venda dos típicos bolos das festas.