PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

Acordo entre IHRU e Município prevê um investimento de cerca de 500 mil euros

No dia 30 de agosto, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Alvaiázere, pelas 10h30 realizou-se a cerimónia de homologação do Acordo de Colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e o Município de Alvaiázere, no âmbito do 1º Direito.

A sessão de abertura foi feita pelo presidente da CMA, João Paulo Guerreiro, que após historiar as dificuldades habitacionais do concelho, onde foram identificadas 12 habitações com 22 pessoas, que vivem em condições indignas, no século XXI, agradeceu a todos os que contribuíram para este levantamento em especial, aos presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, esperando, mais uma vez, a sua colaboração na implementação deste projeto.

Aproveitou a presença dos membros do Governo para solicitar que intercedam de forma a ser possível corresponder às promessas feitas da reabilitação das cinco habitações que arderam nos fogos do Verão do ano passado. Fez a referência a uma idosa que completou 100 anos depois do flagelo do fogo e que brevemente vai fazer 101 anos e ainda não os poderá comemorar na sua habitação, pelo que espera que sejam sensíveis a esta situação para resolução definitiva do problema.

A Estratégia local de Habitação do Município foi apresentada pelo Professor da Universidade de Coimbra, António Manuel Rochette Cordeiro, que considerou o projeto, muito desafiante, por estarmos perante um território de baixa densidade e que desde de 1950 passa de 16.000 para cerca de 7000 pessoas agravado por um índice de envelhecimento muito elevado em que a pirâmide de idades é invertida.

Explicou sucintamente o trabalho de equipa, como fez questão de salientar, que foi desenvolvido em todo o concelho, em que a identificação das necessidades resultou de um processo participado pelos diversos atores sociais do território tendo-se verificado um trabalho conjunto e profícuo com as diversas equipas do município, pelo que agradeceu toda a colaboração destas.

De seguida o Acordo de Colaboração foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, e pela Vice-Presidente do Conselho Diretivo do IHRU, Filipa Serpa, seguindo-se a homologação do Acordo de Colaboração pela Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, que encerrou a cerimónia. Na sua intervenção reforçou a ideia de que a habitação é um direito fundamental de todos os cidadãos, pelo que devemos estar sempre atentos aos anseios e necessidades da população, porém advertiu que não basta termos os instrumentos, mas que estes sejam executados e depois monitorizados.

Dado o envelhecimento da população, considerou um polo de atratividade para os jovens se fixarem nestes territórios, a concretização do Acordo de Colaboração que prevê um investimento que ultrapassa os 500 mil euros e surge após o IHRU ter aprovado a Estratégia Local de Habitação do Município de Alvaiázere submetida no âmbito do 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, visando apoiar 12 agregados familiares, correspondente a 22 pessoas, que vivem em condições habitacionais indignas no concelho.