Rejuvenescer e fomentar a criação de valor foram prioridades apontadas para o desenvolvimento do setor da agricultura na região, pelo Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Centro, Fernando Martins, na inauguração oficial do evento “Alvaiázere Capital do Chícharo”, no passado dia 30 de setembro na Casa Municipal da Cultura. Nesse sentido reconheceu o trabalho do executivo na divulgação do território com o chícharo que arrasta a promoção de outros produtos tradicionais. E na sequência dos fogos recentes que assolaram o concelho fez um enquadramento dos apoios disponibilizados e lançou um repto ao executivo camarário, para a recuperação de algumas atividades, como a regeneração do olival, disponibilizando para o efeito, apoio técnico e sessões de esclarecimento à população.
Abriu a sessão o Presidente da Assembleia Municipal de Alvaiázere, Carlos Graça, que historiou os inícios do Festival do Chícharo e seus mentores, Pedro Alves e Carlos Furtado “filhos da terra a trabalhar em Lisboa transformaram um sonho em realidade” e deram a conhecer uma leguminosa, desconhecida da maioria das pessoas. E sugeriu que fossem integrados mais dois produtos, o vinho, por ser o ideal a acompanhar pratos de Chícharo e o azeite por ser “tradição deste concelho”.
O Presidente da Câmara Municipal, João Guerreiro, por seu turno, justifica a continuação de ser só o Chícharo, o cartaz deste certame, “o Chícharo é efetivamente o produto âncora, e que foi transformado na imagem de marca do nosso território ao longo destes 20 anos e o chamariz para todos os outros produtos de grande qualidade que temos, como o azeite, o vinho, queijo, mel, enchidos, os licores, todo um leque de produtos que nesta altura são promovidos em conjunto com o chícharo e que temos tido um bom feedback dessa sua promoção”.
Agradeceu a presença de todos, em particular do Diretor, Fernando Martins, e ainda pelo facto de estar sempre ao lado do Município.
E concluiu referindo que a separação da feira da FAFIPA do evento Alvaiázere Capital do Chícharo, juntamente com os festivais de natal FICA e da Juventude, possibilitam a realização de “um grande evento em cada estação do ano”, o que considerou, “uma estratégia coerente, integrada na dinamização e no desenvolvimento do território”.
Após a sessão solene de abertura, toda a comitiva visitou os espaços expositivos de mostra de produtos regionais, artesanais e velharias, assim como as tasquinhas onde o chícharo é rei neste festival gastronómico, que a todos encantou, depois do interregno de dois anos.
Para além destes espaços, que encerraram no final da noite de dois de outubro, os visitantes foram ainda brindados com diversas exposições, espetáculos concertos musicais, com a atuação de vários cantores, Festival Internacional de Música Polifónica, Espetáculo de Acordeão” Acordeando”, com a participação do sérvio Petar Maric, oito vezes campeão do mundo, entre outros, e I Encontro de Filarmónicas, com a atuação de três, a de Alvaiázere, a Avelarense e a Varzeense de Vila Nova do Ceira.
Divertimentos diversos, animação de rua, Torneio de Futebol, Trail do Chícharo e visitas ao património completaram a oferta deste grande Festival do Chícharo.