A Unidade Móvel de Saúde (UMS), apresentada aquando da inauguração do novo edifício do Centro de Saúde de Alvaiázere (a 25 de julho do ano passado) foi entregue no passado dia 22 de janeiro pelo Município, após terem sido cumpridos os procedimentos administrativos para a sua cedência à Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).
A entrega da viatura, que alberga um consultório médico e outro de enfermagem totalmente equipados, foi feita pela vice-presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Sílvia Lopes, ao coordenador do Centro de Saúde de Alvaiázere, Bernardino Silva, junto ao edifício dos Paços do Concelho.
A UMS, adquirida pelo Município de Alvaiázere e agora cedida ao Centro de Saúde, teve um custo total de 63.734,21€, dos quais €54.174,08 foram comparticipados por fundos comunitários. A cargo do Município ficarão também todos os custos com a manutenção preventiva, com o seguro e com as respetivas inspeções periódicas.
A centralização dos cuidados de saúde e o encerramento das extensões de saúdo têm umas das maiores preocupações do executivo camarário. Assim, com esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal, o Centro de Saúde passa a dispor de uma ferramenta essencial para responder às necessidades das franjas da comunidade alvaiazerense mais vulnerável e com menos recursos e possibilidades de aceder aos cuidados primários de saúde, quer seja pela sua condição socioeconómica, pela dificuldade de transporte ou de mobilidade.