Tenho que dizer que no meio de um junho tão triste (até as exibições da seleção não ajudam), a cerimónia do dia do Concelho foi um oásis em Alvaiázere.
Muito bom discurso da Presidente da Câmara, dois artistas cá da Terra com boa música e a distinção das Associações do Concelho com mais de 50 anos a servir de mote.
Agora fica a questão. Com o fim da FAFIPA, justifica-se o dia do Concelho ser a 13 de junho? Ou deveria tomar a forma do antigamente e passa a ser na quinta feira da Ascensão?
Sim por que a mudança de dia teve essencialmente a ver com o programa da FAFIPA. Ora se a FAFIPA acabou sou da opinião que o feriado deveria mudar.
Mas voltando ao dia do Concelho. Por mais que queiram inventar programas alternativos, viu-se que a população não aderiu nem se revê neste acabar da FAFIPA.
Bastaria falar com os Alvaiazerenses depois das marchas por exemplo para perceber que ninguém mas mesmo ninguém ficou contente.
E por falar em marchas, aplaudo a ideia de as devolver ao multiusos utilizando para isso uma estrutura de bancadas amovíveis como sempre defendi de modo a centralizar a festa… O problema é que não houve festa…
Tirando isso parece que a marcha de Pussos S Pedro “arrasou”…
Prometo que não vou falar nem me debruçar mais no assunto mas acredito na sensibilidade de quem comanda os destinos do nosso concelho para que no ano que vem possamos estar de novo a festejar os Santos Populares como manda a tradição, com festa e muita alegria.
Por cá realizou-se no dia 23, uma prova de caça na modalidade de Stº Huberto, organizada pelo Clube de Caçadores do Concelho de Alvaiázere e que contou com a presença de cerca de 70 caçadores de norte a sul do País. Um momento de grande beleza cinegética que promove Alvaiázere além portas e que este ano teve a vantagem de angariar uma receita a favor dos Bombeiros de Alvaiázere. Um bom exemplo de como as Associações devem juntar sinergias para a sua vivência.
Agora é hora de torcer por Portugal.
Boas férias se for o caso.