Por questões relacionadas com os Bombeiros, tive oportunidade de seguir de perto os preparativos para a Festa do Sr. dos Aflitos e de S. Paulo em Maçãs de Dona Maria.
É impressionante o bairrismo daquela gente. Sociedade completamente envolvida e comprometida com a festa, todos os lugares da freguesia a embelezar o centro da Vila com os espectaculares arcos, juventude, muita juventude nas ruas a preparar a sua festa.
Todos trabalham, aliás verifiquei que muitos dos que afincadamente ultimavam os preparativos para a festa tinham tirado uma semana de férias para o fazer. Impressionante.
E depois está á vista o resultado. A melhor festa do Concelho e uma das melhores da região só podia ser a de Maças de Dona Maria.
Naqueles dias não há tristezas, aborrecimentos ou zangas com este ou com aquele. O que importa é que a festa seja rija e que os milhares de pessoas que ali passam fiquem com boa impressão.
Mas não é só na festa que os Maçaenses mostram a sua génese. É nas associações, no futebol, no rancho, etc. Um por todos e todos por um, parece ser o lema daquele Povo.
Que assim continuem, pois mostram, o que deve ser e como deve ser uma sociedade hoje em dia, unida, bairrista e interessada.
De resto, que bom é ver o rebuliço da pequenada no regresso às aulas, este ano sem contestação. Já tinha saudades. Para eles, boa sorte no seu trajecto académico.