E de repente, Alvaiázere aparece nos órgãos de comunicação social Nacionais e Regionais desta vez pelos melhores motivos. Falo do MOVE.
Este circuito de transporte público permite aos munícipes deslocarem-se à sede do Concelho uma vez por semana/ por freguesia a preços atrativos, de modo por exemplo, a se deslocarem ao Centro de Saúde para as suas consultas.
Deste modo a mobilidade das pessoas sai reforçada e os indicadores ambientais também.
Na sua articulação, foi acautelado por exemplo que a consulta de determinado médico de família que serve uma freguesia, será coincidente ao dia do circuito dessa mesma freguesia, muito bem.
Uma ideia que poderá “custar” a entrar nos nossos hábitos, mas que ao longo do tempo fará parte das rotinas de muitos Alvaiazerenses.
Como tudo na vida, e dado que está num processo inicial, poderá ser melhorado e ajustado às necessidades da população e das atividades concelhias. Por exemplo:
À segunda-feira deveria haver um circuito que contemplasse o transporte dos munícipes de todas as freguesias para a feira semanal dos Cabaços de modo a potenciar aquele mercado centenário e tão importante nas tradições Alvaiazerenses.
É bom lembrar que a feira dos Cabaços é a mais conhecida e importante feira do nosso Concelho tendo pergaminhos nos Concelhos vizinhos.
Do mesmo modo à quarta-feira seria Alvaiázere o destino dos circuitos de modo a potenciar o mercado semanal, aos 23 de cada mês o destino seria Almoster e aos domingos Maças de Dona Maria e Avanteira.
Aliás acho mesmo que deveria ser repensado este tipo de mercados/feiras que existem no Concelho e dar-lhes uma pujança de modo a trazerem mais comerciantes e mais utentes.
Se isso não for feito corremos o risco destes mercados acabarem por completo, o que tornaria ainda mais pobres estes lugares. Fica o desafio às juntas de freguesia, Câmara Municipal e Associações locais.
Um registo. Estamos em ano de eleições e para já só o nome de Célia Marques é assumido como candidata à Câmara Municipal nas listas do PSD.
Quanto aos partidos da oposição em Alvaiázere, mais do mesmo, ou seja… nada!!!
Era hora de se aperceberem que as eleições não se preparam em 3 ou 4 meses, mas sim ao longo do mandato que antecede as eleições. Vejam os concelhos vizinhos e tirem lições e conclusões.
Uma governação é tanto melhor quanto melhor for a oposição que enfrenta.