O Município de Alvaiázere encetou recentemente um acordo com o Município de Ansião que visa a desenvolver o projeto ‘Sicó Outdoor Center’, para potenciar os desportos ao ar livre nos dois Concelhos permitindo assim melhorar a fileira do turismo local e de natureza e fazer com que os visitantes fiquem mais dias nos dois concelhos.
Da união de esforços entre Alvaiázere e Ansião surgiu uma candidatura ao Turismo de Portugal, que financia em 90 por cento o projeto, num investimento superior a 800 mil euros.
A melhoria e criação de circuitos de caminhada, incluindo os Caminhos da Fé, trail e ciclismo, bem como a instalação no Museu Municipal de Alvaiázere de um simulador de parapente, serão as apostas de investimento em Alvaiázere.
Sou um acérrimo defensor desta modalidade de investimento que permite a dois ou mais concelhos investirem conjuntamente num projecto estruturado, de maior dimensão mas ao mesmo tempo com menor investimento de cada Concelho.
Lembro que até em sede de candidaturas comunitárias os projectos multimunicipais obtêm maiores taxas de aprovação e consequentemente maiores taxas de financiamento.
Alvaiázere tem nos últimos anos realizado investimentos com concelhos vizinhos através de propostas suas, investimentos que permitem melhorar e aumentar os equipamentos necessários e dar resposta às necessidades existentes como foram por exemplo a construção de reservatórios de água para combate a incêndios de grande capacidade, em locais estratégicos que permitiram a repartição de despesa com os Município de Ferreira do Zêzere e Ourém e aumentar a resposta operacional.
A boa gestão dos dinheiros públicos é isto mesmo. Rigor, estratégia e obra feita. Quando assim é todos saímos beneficiados e somos encarados como bons exemplos de gestão.
Agora vamos ter mais uma edição da FAFIPA. É tempo de sermos Alvaiazerenses de alma e coração, de irmos para cada uma das marchas e encher de alegria, magia e cor as ruas de Alvaiázere, de decorarmos as barraquinhas de cada Associação com a nossa melhor imaginação, de dançarmos e convivermos até a nossa energia acabar, de esquecermos as tristezas e dar viva às alegrias, de recebermos como mais ninguém recebe, todos aqueles milhares que nos visitam nestes dias.
Para terminar só vos desejo uma coisa… Divirtam-se