PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE

DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO

DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

bruno_gomes

José Marques Grácio

Alvaiázere despediu-se no passado mês de novembro, de uma das mais marcantes e principais figuras de Alvaiázere no último século, o Sr. José Marques Grácio.

Nascido em Alvaiázere, é possivelmente o maior empresário da história do nosso Concelho e se não for de sempre, é sem dúvida o maior empresário do último século.

Em 1959 funda em nome individual, a empresa “José Marques Grácio”, vocacionada nas áreas das instalações elétricas, reparação de automóveis, indústria de serralharia civil e compra e venda de artigos deste ramo.

Em 1978, José Marques Grácio, António Grácio e António Ferreira Baptista fundam a empresa José Marques Grácio, Lda.

Ao longo dos anos, por distintas conjunturas, a estrutura da empresa é alterada, e desde 2001, que se afirma como José Marques Grácio, S.A.

Mas o universo empresarial de José Marques Grácio, não de esgota da JMG, SA.

Funda por exemplo a RECHAPAL, a SOFACAL, uma empresa de combustíveis, entre outros negócios que proporcionaram a criação de centenas de postos de trabalho no Concelho de Alvaiázere, tendo sido o maior empregador do Concelho.

É, pois, um polo de fixação de população no Concelho de Alvaiázere, pois garante o sustento de centenas de famílias. Eu, como dezenas de jovens da minha idade de então, recorríamos por exemplo à RECHAPAL para podermos trabalhar nas férias escolares de modo a ganharmos uns trocos para as nossas compras. Cumpria rigorosamente o salário estipulado, pagando sempre as horas extraordinárias que fazíamos, o que não se passava noutras empresas.

Um familiar meu, lembra-me que quando regressou de Angola tal como outros retornados, encontraram nas empresas do Sr. Grácio, emprego que escasseava tanto nessa altura em Alvaiázere, impedindo possivelmente uma crise social.

Além da sua vida empresarial, foi também autarca, tendo sido presidente da Junta de Freguesia de Pussos e membro da Assembleia Municipal de Alvaiázere.

Era uma pessoa integra e que gostava de ajudar as Associações do Concelho com generosos donativos.

Estas e outras muitas razões, tornam o Sr. Grácio numa pessoa marcante na histórica de Alvaiázere onde a sua memória perdurará por muitos anos, tal é o legado que deixa atrás de si.

Para a sua Família, em especial esposa e filhos deixo um enorme abraço de amizade e de carinho.

Por fim desejo a todos os leitores um excelente ano de 2025 e este decorra dentro das vossas expectativas e desejos.