O peso da liberdade não se sente nas mãos, nem nos ombros;
pulsa no infinito de escolhas que carregamos,
no eco de decisões irreversíveis.
A liberdade é vento que empurra
e silêncio que exige coragem.
Cada instante de voo tem o seu preço,
cada gesto de autonomia, a sua solidão.
Caminhar livre é olhar o horizonte e perceber
que cada direção fecha portas,
apaga rostos, consome momentos.
Ainda assim, caminhar com ela é respirar fundo,
ver o peso transformado em força:
o fardo que nos integra,
o espaço que nos ensina a ser.