Era para dedicar um artigo à mais antiga associação do Concelho somente na data do seu centenário neste caso a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília, mas não resisti a fazê-lo agora depois do que vi na noite de 11 de Junho na FAFIPA.
Depois de aceitar o convite da Autarquia de se juntar à banda Red e realizar um concerto conjunto na FAFIPA, pôs mãos à obra ou neste caso aos ensaios e proporcionaram a meu ver o melhor momento do programa da FAFIPA 2023.
Foi magnífico ver a simbiose entre o clássico e o electrónico, entre vozes e instrumentos, entre alegria e música. Isso mesmo, música…muita música.
Confesso que me emocionei. Também por lá passei durante 12 anos, mas eram outros tempos. Sem as atuais condições, com muitas festas (de Maio a Outubro todos os Domingos), sem fardamento que o dinheiro não dava para todo e acima de tudo sem a juventude e beleza que hoje caracterizam a banda, já que além de muito jovem é constituída acima de tudo por jovens bonitas, alegres e simpáticas, que conferem uma beleza especial às suas fileiras…
Com um maestro dinâmico, desafiador, inovador e filho da Nossa terra, o Fernando tem sido o grande pilar de todas as recentes conquistas da filarmónica onde destaco a escola de música, a orquestra e claro está a Nossa Banda.
Não deve ser fácil formar e lançar tantos jovens na “equipa principal”. E que bem que eles tocam. O projecto com a banda Red foi para mim expoente máximo da secular história da Filarmónica que perante um público entusiasmado e completamente rendido ao espectáculo que assistiam, foram embalados pelas músicas da Filarmónica e do conjunto musical.
Não posso esquecer o papel do seu Presidente o Professor Manuel Francisco. Já aqui o escrevi que foi preciso muita coragem e visão estratégica para cortar com o passado recente e lançar como maestro o Fernando. Foi uma jogada perfeita como o presente o prova. Por isso aqui fica na pessoa do Professor Manuel Francisco um agradecimento muito especial a toda a direcção da Filarmónica e na pessoa do maestro Fernando um agradecimento a todos os músicos.
Foi bonita a festa pá!