PROPRIEDADE: CASA DO CONCELHO DE ALVAIÁZERE
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO
DIRECTOR: MARIA TEODORA FREIRE GONÇALVES CARDO
DIRECTOR-ADJUNTO: CARLOS FREIRE RIBEIRO

CEARTE renovou certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

31 de Janeiro de 2014

O CEARTE renovou por mais três anos a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ao abrigo da Norma ISO 9001:2008. Esta certificação de qualidade foi renovada após uma auditoria externa efetuada pela APCER. Para o diretor do CEARTE, esta certificação "é particularmente relevante" e comprova as "boas práticas utilizadas no CEARTE".

O CEARTE está organizado e a cumprir os objetivos da qualidade a que se propôs, incorporando nas suas atividades formativas princípios de gestão da qualidade relativos à focalização nos clientes, liderança, envolvimento dos colaboradores e melhoria contínua. Esta foi a conclusão a que chegou a APCER, após fazer uma auditoria ao Centro.

O diretor do CEARTE, Luís Rocha, não tem dúvidas de que "a renovação da Certificação da Qualidade reflete o esforço que o CEARTE tem feito no sentido de continuar a assegurar a conformidade da sua atividade com os requisitos da norma, nomeadamente, apostando na sua organização interna, aumentado a motivação dos seus trabalhadores, satisfazendo os seus clientes (artesãos, Associações de Artesãos, empresas, IPSS, formandos jovens e adultos) e reforçando a melhoria contínua". Por essas razões, Luís Rocha está certo de que "este processo de Certificação tem contribuído para que o CEARTE seja reconhecido como uma instituição de excelência para a formação profissional e a certificação de competências."

"O esforço de todos permitiu que fosse garantida a renovação da certificação, o que atesta o reconhecimento, por parte da Associação Portuguesa de Certificação, das boas práticas utilizadas no CEARTE", afirmou Luís Rocha, adiantando que "apesar da renovação da certificação não constituir uma surpresa, o momento é de satisfação e de felicitação", mas também "é particularmente relevante numa altura caraterizada por um acréscimo de trabalho tanto para os trabalhadores do quadro como para a vasta rede de colaboradores".

A certificação de qualidade concretiza-se diariamente na excelência da formação ministrada, o que torna o CEARTE cada vez mais uma referência de qualidade, inovação e resposta eficaz na região para as pessoas desempregadas ou empregadas, as empresas e as diversas instituições. Para o diretor do CEARTE, exemplo disso é o início de funcionamento do CQEP (Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional), que obteve a melhor classificação a nível nacional entre as 373 candidaturas apresentadas, o que confirma a qualidade dos serviços do CEARTE e dá garantia a quem procura uma resposta séria e adequada de para a Aprendizagem ao Longo da Vida.

Carina Gonçalves